Dubai nos Emirados Árabes – Dicas de viagem

Vista de DubaiVista de Dubai
Vista de Dubai

Hoje, falaremos sobre nossa visita a Dubai! A terra dos Sheiks é surpreendente e vai deixar você de queixo caído!! Saiba tudo sobre uma das cidades mais modernas do mundo. Como chegar em Dubai, onde comer, quais as principais atrações da cidade e muito mais. Venha e acompanhe essa incrível viagem pelas arábias!!

Burj Khalifa - Dubai
Burj Khalifa – Dubai

Quando ir a Dubai (clima)?

Nós fomos no início de janeiro e pegamos um tempo excelente. Dubai é famosa por suas altas temperaturas e nenhum turista deseja sofrer com os incômodos causados por elas. Então, o inverno é o melhor período para visitas, o que corresponde aos meses de dezembro a março, pois Dubai encontra-se no hemisfério norte do planeta.

O índice pluviométrico para estes meses é baixíssimo, não chega a marcar 30mm de chuva no mês mais chuvoso.

Vejamos os gráficos abaixo:

Como chegar em Dubai

Nós voamos do Rio de Janeiro diretamente para Dubai pela Emirates. O voo dura cerca de 14 horas. Não é a opção mais barata, mas é a mais conveniente para quem vai visitar aquela cidade.

Outra possibilidade é usar os serviços da Etihad, mas o voo tem como destino Abu Dhabi, cidade que está localizada a 140km de Dubai. De carro, numa pista onde a velocidade pode ir até 140km/h em alguns trechos, a viagem tem duração média de 2 horas.

Há quem escolha , todavia, ir pelas empresas europeias. Neste caso, podem adicionar na conta mais umas 6 horas, no mínimo, no tempo total da viagem.

Atualmente, diante dos preços convidativos, muitos tem elegido voar com as africanas, Air Marrocos, Ethiopian e South Africa Airways. O que eu recomendo é verificar a melhor opção para o seu caso em particular, seja pela companhia aérea mais barata ou a que oferece o percurso mais curto.

Do aeroporto de Dubai (que a propósito é gigante) até Dubai Downtown, você vai gastar mais ou menos 30 minutos, podendo ir de taxi, uber ou carro alugado. A tarifa do Uber em fevereiro de 2019 era de AED 79-89 em Uber Select, AED 82-94 em Uber Black e AED 94-109 de Uber XL.

O Básico para Dubai

Moeda

A moeda nos Emirados Árabes Unidos é o Dirham. O símbolo utilizado mundialmente para esta moeda é o AED. A cotação de fevereiro de 2019 era R$ 1,0138 para cada 1AED. Então, não haverá muito problema para converter mentalmente a moeda, é quase um para um.

Para sua viagem recomendo que você leve dólares ou euros. Não inventem de levar Dirham direto daqui, pois como ela é uma moeda mais difícil de se conseguir no Brasil, certamente você pagará mais caro. De todo modo, se quiser pesquisar, fique a vontade. Recomendo o site da Oanda para verificar cotações.

Custo de vida

O custo de vida em Dubai é alto, possivelmente porque eles não produzem quase nada por lá. As únicas coisas baratas que encontramos foram automóveis e gasolina. Se preparem para gastar bastante durante seu passeio. A título de exemplo, vou dizer que pagamos R$150,00 em dois cheeseburgueres, sanduíche dos mais simples do cardápio, acompanhados de refrigerante e batata frita na rede Shake Shack.

Segurança

A lei rígida e a religião adotada por eles tornam o país um lugar extremamente seguro. Há policiamento em todos os lugares. Nós não tivemos nenhum problema durante nossa visita, pelo contrário, apesar da multidão de turistas em todos os ambientes.

Visto de entrada e Vacinas obrigatórias

Para brasileiros não é mais exigida a solicitação prévia de visto de entrada no país. O visto é concedido da mesma forma que nos países da Europa, no momento que passamos pela imigração no desembarque. O nosso processo foi super rápido e descomplicado.

Nós sempre viajamos com os nossos certificados de imunização da febre amarela, embora os Emirados Árabes não façam nenhuma exigência quanto a isto. De todo modo, fique atento, no momento de sua viagem, sobre uma possível alteração nesta regra.

Religião

A religião dos Emirados Árabes Unidos é o Islamismo. No entanto, o país é relativamente aberto e tolerante com outras religiões. Acredito que isto aconteça devido a grande presença de imigrantes de todo o mundo. A percepção que temos ao visitar Dubai, é a mesma que temos ao estar em qualquer outra grande cidade do mundo.

Todavia, vale lembrar que devemos sempre respeitar os costumes locais, como por exemplo as regras de vestimenta e conduta. Para acessar ambientes religiosos, por exemplo, os homens devem estar com calça comprida e camisa de manga (não necessariamente manga longa), já para as mulheres é indispensável estar completamente coberta, com vestido longo ou saia comprida juntamente com blusa de manga longa, o tronco não deve ter decote, e a cabeça deve estar coberta por lenço.

Não é aconselhável a demonstração de afeto entre casais em locais públicos, como estamos acostumados aqui no Brasil (mesmo entre marido e mulher). Tomem cuidado para não serem advertidos pelas autoridades locais, afinal, isso não é nada agradável.

Como se locomover em Dubai

O sistema de transporte público é muito bom e atende a quase todas as regiões de Dubai, podendo ser facilmente complementado por Uber ou Táxi. Vale ressaltar, que os trens (metrô) são bem evoluídos e capilarizados. Outra opção, são as tradicionais Abras, que ligam de um lado ao outro do rio Creek.

No entanto, para mim, a melhor forma de se locomover em Dubai ainda é através de carro alugado, pois isso lhe garante uma super comodidade/liberdade para seguir seu roteiro. Importante frisar que a gasolina por lá é muito barata ( eu paguei 1,89 AED em um litro), então não será isso que vai deixar sua viagem muito cara.

Os estacionamentos são quase todos pagos, mas não achei nada impeditivo.

As ruas e avenidas estão em excelente estado de conservação, todas muito bem sinalizadas, inclusive em inglês. Usando o google maps ou o waze você se vira tranquilamente. Por tudo isso, minha recomendação é pela locação de um veículo.

Nós locamos pela Europcar, usando o serviço da Rentcars.com. Por este site, eu tive acesso a todas as locadoras que atendem na cidade de Dubai e escolhi a mais barata. Pegamos e devolvemos o carro no aeroporto. O local de retirada/devolução das locadoras fica dentro do terminal de garagem, não tem erro.

Caso você tenha interesse em fazer um orçamento, clique no banner abaixo e confira os preços.

Aluguel de Carros com a RentCars
Aluguel de Carros com a RentCars

Que chip de celular usamos em Dubai?

Durante nossas férias estivemos conectados pela Easysim4U. O processo para compra é bem fácil e intuitivo, você escolhe o plano que deseja e marca a data de ativação do chip. No nosso caso, quando chegamos em Dubai o chip foi ativado e só desligamos no Brasil.

Depois da compra o chip chegará na sua casa, ainda no Brasil, o que irá economizar tempo e dinheiro, pois você não precisará procurar lojas de telecomunicação nos países a serem visitados.

Você já sai do avião usando o celular. Foi muito bom e realmente recomendo. Hoje em dia, eles tem parcerias em quase 200 países. Se tiver interesse em verificar os planos e preços disponíveis, é só clicar na imagem abaixo.

Planos Easysim4u

Seguros

Graças a Deus, não tivemos nenhum imprevisto durante essa viagem. Mesmo assim, eu não viajo sem nosso seguro de viagem. Lembrando que ele deverá sempre cobrir o dia de saída do Brasil até o dia de retorno.

Hoje em dia, a contratação de seguros de viagem é muito fácil e prática, sem a necessidade de contatos telefônicos ou presenciais. Sites como o segurospromo.com.br te permitem comparar diversas seguradoras num mesmo lugar.

Então, você pode escolher a seguradora que oferece a melhor cobertura para as suas necessidades, sejam elas os melhores preços, a melhor cobertura ou a seguradora de sua preferência.

Seguros Promo
Seguros Promo

Se tiver interesse, Basta clicar AQUI, inserir os dados de sua viagem, passageiros, escolher o tipo de seguro que melhor lhe atende e então fazer o pagamento. O voucher do seguro chega por e-mail para você logo depois da confirmação do pagamento.

Quanto tempo ficar em Dubai?

Dubai é uma cidade grande e com muitas coisas para fazer, mas acredito que 4 a 6 dias inteiros serão suficientes para uma visita satisfatória.

Em 4 dias inteiros você fará as coisas com mais pressa, sem espaço para repetir uma ou outra atração. Contudo, usando os seis dias você terá uma certa folga na programação. Nós optamos pelos 6 dias.

Onde ficar em Dubai

A dica boa, bonita e barata do dia é se hospedar (barata dentro do padrão de preços de hospedagem em Dubai. Rs) nos hotéis da rede Rove. Nós ficamos no Rove Downtown, mas eles possuem outros 5 hotéis na cidade.

Escolhemos o nosso hotel pensando nas comodidades/facilidades existentes, localização e no preço, é claro. O Rove Downtown é um hotel novo/ bem descolado, com cinema, lavanderia, maleiro, mini supermercado e restaurante TGI Fridays (que serve inclusive o café da manhã). Sem falar, que está próximo das principais atrações.

Nós gostamos muito, e se voltarmos a Dubai, não teremos dúvidas em ficarei nele novamente. Vou deixar o link de todos os hotéis da rede para vocês avaliarem. Os hotéis são muito bons, entretanto eu recomendo que avaliem especialmente a localização.

HotelLink
Rove DowntownClique aqui.
Rove At The ParkClique aqui.
Rove Trade CentreClique aqui.
Rove Dubai MarinaClique aqui.
Rove City CentreClique aqui.
Rove Healthcare CityClique aqui.

Outras Opções de hospedagem

Se dinheiro não é problema para você, em Dubai nós temos o único hotel 7 estrelas do mundo, o Burj Al Arab.

O hotel tem forma de vela e está localizado na beira mar. Ele possui todos os luxos que sua mente for capaz de imaginar. Para não hóspedes, o acesso as instalações só é dando através de day use ou reserva em algum de seus restaurantes, que exigem consumação mínima. O link para reservas no hotel É ESTE AQUI. 

Os preços eu não preciso nem falar não é mesmo?!

Outro hotel conceituado em Dubai é o Atlantis The Palm. Com “míseras” 5 estrelas, o hotel é ideal para quem procura hospedagem com entretenimento. Ele possui atrações para diversos gostos, com destaque para seu parque aquático e aquário marinho. Neste hotel, ao contrário do anterior, pode-se visitar alguma áreas sem ser hóspede. Veja os valores das diárias e contrate a sua CLICANDO AQUI.

Se por outro lado, a sua vibe é economizar ao máximo, aqui abaixo eu deixo uma seleção dos melhores preços para o dia. Recomendo, entretanto, que pesquisem bastante antes de contratar.

Booking.com

Principais Atrações em Dubai

Dubai Frame

Este é um dos lugares mais interessantes de Dubai. Como o próprio nome diz, é uma grande moldura (ou porta retratos), composta por duas torres medindo 150 metros de altura e conectadas no topo por uma ponte de 93 metros, de onde pode-se ter a melhor vista em 360º dos bairros mais antigos da cidade, bem como dos seus arranha-céus.

Lá em cima uma grande surpresa te aguarda! Veja no vídeo abaixo.

https://youtu.be/K4FUAiuNrN0

Museu de Dubai

O museu de Dubai está instalado no Forte Al-Fahidi, construído em 1787, e tem como finalidade contar um pouco da história da criação da cidade, bem como sua evolução desde pequeno povoado pesqueiro e mercador até esta enorme metrópole.

Dubai Museum
Dubai Museum

Se quiserem adiantar os ingressos para a atração, cliquem aqui.

Dubai Creek

O Dubai Creek é o canal que separa a cidade em duas partes, Deira ao norte e Bur Dubai ao sul. Por ele passa o rio Creek, que sempre foi um elemento importantíssimo para a economia da cidade. Ainda hoje, é possível ver em suas margens os pequenos barcos de madeira carregando e descarregando mercadorias, exatamente como faziam a tempos atrás.

Um dos passeios interessantes dessa região é deixar o seu carro em frente ao Museu de Dubai, e caminhar em direção ao deck para pegar uma Abra (barco típico) com destino ao outro lado da cidade, e de lá percorrer as ruas antigas e os famosos Souqs.

Souqs – Mercados do bairro Deira

Os Souqs são mercados típicos do mundo árabe, especializados na venda de especiarias, ouro, tecidos e perfumes.

As mercadorias são muito chamativas e os vendedores extremamente simpáticos, mas não esqueçam de barganhar bastante no momento da compra.

O mercado que mais me chamou atenção foi o Gold Souq, justamente pela opulência das jóias.

Dubai Downtown

Aqui vou tratar de quatro atrações diferentes como um grande bloco, pois elas são muito próximas umas das outras.

Pois bem, a principal delas é a visita ao prédio mais alto do mundo, pelo menos por enquanto, o Burj Khalifa.

O edifício foi inaugurado em 2010 com 828 metros e 162 andares, e é um dos mais espetaculares e representativos cenários da moderna Dubai.

Há dois tipos de ingresso para visitar o Burj Khalifa: o que permite a subida aos andares 124º e 125º, e o que permite a subida aos andares já referidos, além de possibilitar a ida ao 148º.

Nós compramos o ingresso do “At The Top – The Burj Khalifa Experience ”, que dá acesso ao 124º/125º andar, com hora marcada, pelo site. Importante saber que a compra online tem o custo mais baixo do que na bilheteria. Outro ponto que achamos de extrema importância para essa visita, foi adquirir o fastpass, pois vocês não imaginam a quantidade de pessoas no local. Sem essa ferramenta, você pode gastar horas para fazer todo o tour. A vista lá de cima é estonteante. Digo, sem medo, que vale a pena!

Dubai Mall

A segunda atração é o maior shopping do mundo, aliás, tudo em Dubai é superlativo, o Dubai Mall. O Shopping é lindo, com 1.200 lojas, uma pista de patinação no gelo de tamanho olímpico e um imenso aquário.

Se já não bastasse tudo isso, ainda tem uma fonte maravilhosa, onde no começo da noite você pode assistir a um espetáculo de luz e som, bem semelhante ao do Bellagio em Las Vegas. Ao meu ver, o melhor ponto para ver este show é na varanda da Apple Store. Fica a dica!

Ainda há nas imediações da fonte um típico Souq (Souq Al-Bahar), interligado ao shopping de forma subterrânea, onde você encontrará os mesmos produtos do bairro de Deira, que falamos anteriormente.

Mall of the Emirates

O Mall of Emirates é um shopping também enorme, porém menor e menos luxuoso que o Dubai Mall. Há lojas de todos os tipos e ainda possui uma pista de Ski coberta com teleférico e um parque com pingüins, tudo a uma temperatura contínua de -4º C. O mais impressionante disso tudo é pensar que o lugar está em um deserto!

Atrações na região de Jumeirah

Para quem quiser pegar uma praia, com todo o rigor da lei islâmica, mas sem vendedor ambulante, barraquinha ou guarda-sol, na Jumeirah Beach você encontrará seu lugar!

A praia é bem bonita e com água transparente, eu recomendo que procure um dos muitos beach clubs, onde você desfrutará de uma estrutura digna de sheik árabe. Mas se não quiser gastar, basta estender sua canga na parte pública da praia.

Fomos em um beach club excelente em Abu Dhabi, que pertencia ao nosso hotel, chamado YAS BEACH. Eu achei a água bem fria lá, mas a do Rio de Janeiro também é, então, acho que vale pela experiência de se banhar nas águas do Golfo Pérsico.

Do lado da praia pública você tem uma visão privilegiada do único hotel sete estrelas do mundo, o Burj Al Arab.

Bem pertinho está o Madinat Jumeirah, que é um complexo com hotéis, restaurantes, cafés e um shopping no estilo Souq mais “luxuoso”. Dali também se tem uma vista privilegiada do Burj Al Arab.

Outras atrações

O hotel Atlantis The Palm é sem dúvida uma das grandes atrações da região. Lá funciona um grande aquário marinho e um parque aquático chamado Aquaventure. Não hóspedes podem acessar essas atrações através da compra de ingressos. Vale muito a visita!

Dubai Marina e Walk JBR

Dubai Marina e Marina Walk são na mesma região. A Marina é o local onde os endinheirados param seus barquinhos e tem seus apartamentos. O Marina Walk é um grande calçadão no entorno do canal.

O ambiente é muito agradável, com lojas, shopping, restaurantes e atrações, como passeios de barco e uma tirolesa que sai do alto de um dos prédios da região. Gostei muitíssimo do lugar!

JBR Walk

O JBR Walk é o calçadão que fica próximo da praia JBR. O ambiente é muito legal, possui várias lojas, restaurantes, cinemas, parques e é onde estão construindo uma grande roda gigante que promete ser uma das principais atrações de Dubai. Por ali, encontramos um trailler de comida brasileira onde comemos coxinha com guaraná, mas o que fazia sucesso entre os gringos era o nosso açaí.

Miracle Gardens

O Miracle Garden é um grande jardim, um pouco afastado de Dubai Downtown, mas não mais do que 20 minutos de carro. Lá você verá milhões de flores reunidas formando diferentes desenhos. O ingresso não é caro e o lugar é lindíssimo. Vejam algumas fotos.

Passeio de Helicóptero

Durante nossa estada, nós fizemos um passeio de helicóptero, que eu adquiri antecipadamente no site da Viator. As imagens mostram mais que palavras.


Safari com jantar no deserto – Platinum Heritage

Uma experiência que recomendo para todos é fazer um safari no deserto de Dubai. Existem várias empresas que operam este tipo de serviço, mas depois de pesquisarmos bastante, escolhemos a Platinum Heritage. Super indico sem medo de errar!

Os tíquetes são comprados pela internet. Alguns dias antes do safari, eles confirmam o seu hotel e o horário que vão buscar.

No nosso caso, nos pegaram no hotel às 14:30. Saímos num confortável Range Rover com todas as amenidades disponíveis. Neste momento, o motorista/guia já nos forneceu o menu do jantar para que pudéssemos escolher os pratos de nossa preferencia. Então, pegamos mais um casal e saímos de Dubai em direção ao deserto.

Ao chegarmos na reserva privada da empresa, eles colocaram um lenço em nossas cabeças para que ficássemos a caráter, fizeram uma pausa para esvaziar os pneus do carro e depois iniciaram o safari. O nosso guia foi explicando tudo, desde a vegetação, os animais, a história do povo e do lugar. É incrível, eles dirigem a quase 100km/h no meio da areia do deserto com toda segurança.

No meio do passeio é feita uma parada para um brinde com champanhe, além de uma aula de falcoaria. Depois subimos nos camelos e vamos desfrutando do por do sol a caminho do acampamento. De longe já é possível ver uma enorme estrutura onde é servido o jantar. Na sequência, assistimos um pequeno show de dança com fogo saboreando um chá típico ou narguile para os que apreciam.

Depois disso somos levados novamente para o nosso hotel. Eu recomendo demais para quem quiser esta aventura, vale cada centavo! Veja alguns vídeos logo abaixo.

https://youtu.be/Mfz4bB0c7Ss
https://youtu.be/4yUi4RbKFt8

Vídeos de Dubai

Segue para vocês, alguns vídeos que fizemos em nossa visita a Dubai, espero que aproveitem.

https://youtu.be/81n2vj4S6ic
https://youtu.be/hpg7_n248uA
https://youtu.be/4h4l9w7TjfI

 

Mapa de atrações de Dubai

Segue um mapa com as principais atrações e pontos de interesse da cidade.

 

Veredito

Dubai é um lugar maravilhoso. A cidade merece uma visita para quem estiver naquela região. Como pontos altos, a qualidade das atrações oferecidas.

Ponto baixo os preços que são bem altos. Há que se considerar que eles não produzem nada por lá, portanto, tudo há de ser trazido de fora. Ainda assim, dá para fazer um passeio legal gastando o necessário.

Se dinheiro não for o seu problema, lá é o lugar perfeito no mundo, para a diversão. O acesso é outro ponto alto, nunca vi tamanha estrutura como neste país, desde o aeroporto (que é coisa de outro mundo) até as instalações públicas, e olha que eu achava que os EUA eram o país onde tudo funcionava.

Vale muito visitar Dubai. Espero que vocês se divirtam e nos mandem fotos e comentários de sua visita a cidade.

Com que destino eu posso combinar uma visita a esta região?

Olhando para o mapa do mundo, Dubai está localizado mais ou menos no centro do mundo, não obstante está no Oriente Médio. Uma visita por ali pode ser combinada com quase qualquer lugar do mundo, especialmente se considerarmos a grande oferta de voos das duas principais empresas aéreas do país: Emirates(base em Dubai) e Etihad(base em Abu Dhabi).

O mais lógico a se fazer é ver o que está no entorno ou a poucas horas de voo ou de carro. Abu Dhabi, Europa, Turquia, Índia, Sudeste asiático ou Maldivas. Todas essas opções são ótimas e fáceis de se combinar com uma visita a Dubai.

Outros destinos dessa viagem

Nessa viagem nós visitamos além dos Emirados Árabes Unidos, a Tailândia, o Myanmar e o Cambodia.

Aproveite e veja aqui abaixo os posts que já publicamos sobre cada uma das cidades, à medida que formos escrevendo novos posts eu atualizo a listinha. Obrigado pela leitura.

Dicas de viagem sobre Bangkok na Tailândia;

Dicas de viagem sobre Yangon no Myanmar;

Dicas de viagem sobre Bagan no Myanmar;

Dicas de viagem sobre Chiang Mai e Chiang Rai na Tailândia;

Dicas de viagem sobre Krabi Ao Nang na Tailândia;

Dicas de viagem sobre Ko Phi Phi na Tailândia;

Dicas de viagem sobre Siem Reap no Cambodia;

Dicas de viagem sobre Abu Dhabi nos EAU;

Dicas de viagem sobre Dubai (este post);

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação. Se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9Divirta-se, sempre!