Ilhas CaymanIlhas Cayman

Ilhas Cayman: Dicas Imperdíveis para Curtir o paraíso caribenho

Planejando sua próxima viagem para um destino paradisíaco? As Ilhas Cayman são a escolha perfeita! Com praias de areia branca, mar cristalino e uma mistura encantadora de aventura e tranquilidade, este arquipélago no Caribe oferece experiências únicas para todos os tipos de viajantes. Neste guia completo, você vai descobrir as melhores dicas para aproveitar ao máximo sua estadia nas três ilhas principais — Grand Cayman. Prepare-se para explorar recifes de coral, nadar com arraias, saborear a deliciosa culinária local e conhecer atrações que prometem transformar sua viagem em uma lembrança inesquecível!

O que você encontrará neste Post

O básico sobre as Ilhas Cayman

As ilhas Cayman são um território ultramarino britânico no Caribe.

Grand Cayman é a principal ilha, com aproximadamente 50 mil habitantes, mas ainda existem Little Cayman e Cayman Brac, acessíveis por vôos regulares realizados em pequenos aviões.
A capital é George Town. Apesar do pequeno território, as Ilhas Cayman recebem em média 2 milhões de turistas por ano.

A língua oficial é o inglês; e apesar de ser um território britânico, o inglês falado é o americano. A moeda adotada é o dólar de Cayman. A cotação é bem semelhante a libra. Ou seja, todo o preço tem que ser acrescido em média de 20% para saber o valor em dólares americanos.

O dólar americano é amplamente aceito, assim como cartões de crédito internacionais (usamos Wise). Mas se você pagar em dólar americano vai receber troco em dólar de Cayman.

Planejamento Financeiro

Como planejar financeiramente uma viagem? Analise a sua vida econômica e defina quanto pode investir nessa viagem. Escolha um destino compatível com a sua realidade financeira, considerando que existem destinos mais baratos e mais caros.

Eleja o período da viagem (baixa ou alta temporada). Pesquise para saber quantos dias são necessários para a hospedagem e qual o nível você deseja ( a antecedência neste caso ajuda muito em relação ao preço).

Verifique quais são as atrações que devem ser visitadas (especialmente se são pagas e se existe algum cartão com desconto para adquirir os ingressos, como Paris Museum Pass), bem como se há a necessidade de aluguel de carro ou transporte.

Veja o preço médio da alimentação (observar se a alimentação será feita com itens de supermercado, mercados de rua ou restaurantes, que podem ser mais populares ou não). Busque meios de gastar menos com a viagem, como por exemplo uso de milhas aéreas ou uso de pontos para hospedagem em redes como Accor e Hilton.

Comece a guardar dinheiro mensalmente com essa finalidade e estabeleça um prazo. Não se empolgue durante o seu passeio comprando tudo que vê. Viajar é aproveitar o destino, deixe seu consumismo de lado!

Tenha cuidado ao usar o cartão de crédito. Na nossa opinião vale a pena ter um cartão pré-pago (estilo Wise – veja dicas abaixo), que você apenas carrega com o dinheiro que pretende usar e vai gastando ao longo da viagem. Este tipo de cartão não paga IOF em cada compra e também tem vantagens em relação a cotação. Por fim, coloque uma meta diária durante a viagem e fique dentro dela! Se ultrapassar em um dia, feche a torneira no outro.

Como Levar dinheiro para a Europa – Wise

Qual a melhor forma de levar Euros para a sua viagem?!

Nós sempre indicamos o Wise(CLIQUE AQUI E ABRA SUA CONTA) porque a cotação oferecida é muito mais vantajosa que das casas de câmbio convencionais e evita o risco de assaltos ou mesmo de perder dinheiro pela falta de cuidado ao colocar no bolso ou carteira. (Não é papo de quem quer vender um serviço. Já tivemos muitos seguidores que achavam que a nossa indicação era conversa de quem queria vender e quando resolveram experimentar o uso do cartão voltaram para agradecer e confirmar que estavam perdendo dinheiro).

Imagem Wise
IOF IGUAL AO DA COMPRA DE MOEDA NO BRASIL

Então, não perca tempo, faça a abertura da sua conta e receba seu cartão físico em casa! Lembre-se que também é possível habilitar os pagamentos por aproximação através do telefone celular. Se quiser, use o nosso link clicando aqui.

Outra dica valiosa é se organizar para fazer transferências mensais para a sua conta internacional e dessa forma sofrer menos com a oscilação do câmbio. Temos mais de 17 anos de experiência como viajantes e nosso objetivo aqui é ajudar você que deseja começar e ainda se sente inseguro sobre o que fazer.

Dicas de como economizar

E já que falamos sobre organização financeira no último post, vamos falar agora sobre um item que impacta consideravelmente no custo da viagem! Infelizmente, as Ilhas Cayman não são um destino barato para o turista e se você não tomar bastante cuidado terá um gasto elevado com sua alimentação na Ilha!

Mas fique tranquilo porque existem estratégias para amenizar o problema e você irá curtir este paraíso sem estourar o cartão! Recomendo que você realize sua alimentação com itens comprados no supermercado Kirk.

Sem dúvida, ele é o melhor supermercado da Ilha e quase todos os produtos vendidos são importados dos EUA. Neste supermercado existem gôndolas, no estilo self-service, com opções de Café da Manhã, Saladas, Almoço e Jantar ao custo médio de 10 dólares das Ilhas Cayman!

No local ainda existe uma mínima farmácia e um caixa eletrônico. Não esqueça de trazer sua bolsa térmica para curtir os dias de praia!

Dicas de Organização de mala

Vamos falar de um assunto que a mulherada desse perfil adora! Como arrumar a mala para uma viagem de verão?! Para mim essa é a estação do ano mais fácil para preparar uma mala de viagem, sendo perfeitamente possível viajar com mala de mão.

Como já contei aqui algumas vezes, sempre olho a previsão do tempo três dias antes da viagem, para ter mais chances de acertar o tipo de roupa que preciso levar. Outro detalhe que considero bem importante, é ter uma listinha com os itens essenciais como: produtos de higiene pessoal, peças íntimas, remédios, sapato, bolsa, bijus, maquiagem e etc. Tudo devidamente anotado para não esquecer nada!

Finalizada essa parte, vou para a escolha dos looks. Se vc quer uma mala inteligente, é ideal que as peças conversem entre si e seja possível fazer várias combinações entre elas. O mínimo desejável é que você use cada parte de baixo por 2 vezes (ou seja, montando dois looks diferentes com uma mesma peça), pois isso já vai reduzir consideravelmente o número de roupas na sua mala.

Uma dica legal é optar por tons neutros, tanto em relação as peças de roupa quanto aos calçados (que devem ser no máximo 2), porque você conseguirá fazer composições mais facilmente.
Vista os looks que você escolheu e se olhe no espelho. Veja se de fato a composição está harmoniosa!

Uma outra possibilidade para quem tem mais dificuldade nas composições, é escolher peças únicas como vestidos e macacões. Neste caso, vc precisará de um número maior de peças, mas terá menos dificuldade para se vestir, caso a composição não seja o seu forte.

Vale a pena sempre levar uma jaquetinha jeans como terceira peça. Por último, fuja da armadilha do famoso “e se eu precisar”!

Quando ir a Ilhas Cayman(clima)?

De acordo com o índice pluviométrico, o melhor período no Caribe vai de dezembro a abril, quando o tempo é quase sempre ensolarado e as temperaturas mais amenas. Lembre-se que além das questões relativas a chuva, o Caribe está sujeito a temporada de furacões que vai de junho a novembro.

Tenha atenção ao fazer suas escolhas! Nossas indicações são realizadas com base no gráfico histórico. Inclusive, dessa vez estou indicando também a temperatura do mar para vocês terem a exata noção do que vão encontrar!

Como chegar nas Ilhas Cayman

As melhores opções para chegar do Brasil nas Ilhas Cayman são voando a partir de Miami (1h de voo – neste caso será necessário visto americano) ou através do Panamá. Uma dica bem legal é aproveitar sua viagem para também conhecer Cuba e/ou Jamaica, pois são países bem próximos de Cayman.

O aeroporto das Ilhas Cayman é pequeno, mas bem montado. Não há necessidade de solicitar o visto previamente e nenhuma exigência que fuja ao padrão convencional é feita, mas será necessário preencher uma declaração da aduana entregue no voo.

Seguros de viagem

Em todas as nossas viagens contratamos seguro, e a nossa estratégia para conseguir melhores preços é cotar com a Seguros promo, pois ela reúne todas as seguradoras em uma única plataforma, sendo mais fácil para comparar os preços. Caso queira contratar seu seguro, CLIQUE AQUI use o cupom BLOGAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto sobre o preço do seguro.

Quanto tempo ficar nas Ilhas Cayman

Quantos dias eu devo separar no meu roteiro para conhecer Cayman?! Considero que 3 dias inteiros são suficientes para conhecer o básico, mas obviamente quanto mais você puder ficar melhor.
Uma dica bem importante para quem vem do Brasil para Cayman é reservar o dia da sua chegada para relaxar no hotel.

Embora a viagem não seja tão longa, você vai sentir o cansaço, pois provavelmente chegará em Miami e não conseguirá uma conexão imediata para Cayman. Neste caso, não há nada melhor que repor as energias para o próximo dia!!

Viajar é uma experiência que merece ser saboreada!

Onde se hospedar nas Ilhas Cayman

Grand Cayman é um destino com muitas opções de hospedagem, que vão desde locais luxuosos a pequenos hotéis de charme. Na alta temporada é importante reservar com antecedência pois a oferta de quartos é inferior à demanda.

Os preços variam muito de acordo com a época, sendo que o período mais caro é no Réveillon. Nós nos hospedamos no Hotel Hampton da Rede Hilton. Este é considerado um hotel econômico. A minha principal dica para a sua hospedagem é a localização, que idealmente deve ser em Seven Mile Beach.



  • Booking.com

 

Como se locomover nas Ilhas Cayman

Como a ilha é bem extensa e não possui um sistema de transporte público muito variado, eu recomendo você alugar um carro para rodar livre na ilha. As estradas estavam muito bem  conservadas, o que deixa tudo ainda mais fácil. O trânsito adota a mão inglesa e o aluguel de carro é a melhor forma para se locomover. Se você tem medo de alugar carro por conta disso, digo que não se preocupe, só garanta que vai alugar um carro automático, Um alerta importante é que se alguém for parado dirigindo embriagado a pena é de prisão. Verifique sua cotação clicando no banner abaixo.

Principais Atrações nas Ilhas Cayman

Seven Mile Beach

O nosso primeiro dia de praia em Cayman foi em Seven Mile Beach. A melhor infraestrutura para curtir o seu dia é a do Bar Tillies, que pertence ao Hotel de Luxo Palm Heights. Não há cobrança de day use e o serviço é de altíssimo padrão, incluindo o uso de toalhas. Super recomendo!!

Se você não desejar gastar, basta estender a canga na parte da praia que mais te agradar e levar uma bolsinha térmica com os suprimentos básicos. Diferentemente do Brasil, não existem vendedores ambulantes por lá.

Camana Bay

O Camana Bay é um complexo formado por lojas, restaurantes, escritórios e apartamentos, em uma localização bem central, próximo do aeroporto. Apesar da descrição lembrar um shopping, na verdade o local é um centro de entretenimento a céu aberto, onde se pode passear, comprar, comer e se divertir.

Não espere encontrar um lugar lotado. O ponto alto do Camana é passear entre as lojas, degustar um sorvete ou parar num restaurante, com bastante tranquilidade e calma. É um ótimo programa para o fim de tarde. Se você gosta de fazer compras, saiba que Cayman possui preços melhores que os EUA em bebidas, perfumes, joias e relógios de luxo.

Cemetery Beach

Você gosta de praias desertas?! Se você disse sim, seu lugar é em Cementery Beach. Essa foi a praia que escolhemos para o nosso segundo dia na Ilha e ela é um dos tesouros escondidos de Grand Cayman, localizada perto do centro de West Bay.

Ilhas Cayman
Ilhas Cayman

A melhor forma de acessar é usando carro, embora esteja a uma curta distância de George Town (são 7 km). Bem em frente à praia existe um estacionamento público com banheiro e ducha, mas o espaço é limitado, então chegue cedo na alta temporada.

Não há nenhuma infraestrutura na praia, sendo super necessário levar uma bolsa térmica com suprimentos. Um fato curioso é que o nome “Cemetery Beach” vem do cemitério localizado nas proximidades, que acreditam ser o local de sepultamento de marinheiros que morreram durante o naufrágio do Ten Sail de 1788. Ah, não esqueça seu mergulho pois essa praia é excelente para essa atividade.

Mergulho em Ilhas Cayman

Quem gosta de mergulhar com cilindro não deve perder a oportunidade de fazer isso em Cayman. Por lá existem vários naufrágios e uma farta vida marinha, que garante muita diversão. Inclusive, a propaganda é de que são 365 pontos de mergulho em torno das Ilhas Cayman, permitindo que você esteja em um lugar diferente a cada dia do ano.

Uma das grandes atrações é o USS Kittiwake, que é o primeiro navio americano doado para um governo estrangeiro, e que foi afundado para se tornar um coral artificial. Ah, importante saber que para mergulhar com cilindro em Cayman é preciso possuir certificação para mergulho, algo que deve ser feito ainda no Brasil. Duas operadoras recomendáveis são Red Sail e Eden Rock Dive.

Rum Point Beach Club

Gosta de curtir um dia de praia com todo conforto?! Então, você não pode deixar de conhecer o Rum Point Beach Club em Grand Cayman! Esse foi o lugar que escolhemos para passar nosso terceiro dia na Ilha.

Vale destacar que a infraestrutura foi completamente renovada em 2022/2023 e oferece muito charme e conforto à beira-mar. Por lá, você irá encontrar diversas opções de entretenimento, como aluguel de Jet ski e mergulho. O menu possui os melhores sabores e ingredientes locais e internacionais, além de coquetéis refrescantes e cervejas da ilha. Não é cobrado day use.

Para chegar até o local, gastamos cerca de 50 min do nosso hotel de carro. Já contei para vocês que essa é a melhor forma para se locomover na Ilha.

Stingray City

Stingray City é uma laguna que se tornou colônia de arraias nas Ilhas Cayman. Este é o único local do mundo em que se pode nadar com várias arraias em seu ambiente natural.

A experiência é fabulosa para qualquer idade! Realmente, imperdível!! Existem muitas empresas que vão até lá, mas nós usamos o serviço da Red Sail. #naoepubli

Escolhemos esse passeio para curtir o nosso quarto dia na Ilha, pois ele começa às 10h e finaliza às 15h30, incluindo parada no Rum Point. Se você não tiver um dia inteiro para ficar no Rum Point, como nós fizemos no dia anterior, essa é uma boa opção de passeio, pois você terá a oportunidade de conhecer as duas coisas em um mesmo dia.

Em Stingray City ficamos por volta de 1h30 para fazer snorkel e o resto do tempo em Rum Point. Importante dizer, que essa empresa usa um grande catamarã para navegar, o que reduz as chances de enjoo e dá mais estabilidade para entrar e sair do mar. Pagamos 123,50 dólares por pessoa com taxas, saindo de Safehaven Marina. Site para reserva https://redsailcayman.com/ #nãoépubli

Cayman Turtle Center

Você sabia que em Cayman  existe um projeto de conservação das Tartarugas Marinhas que permite a total interação com elas?! O Cayman Turtle Center é um projeto bem parecido com o nosso Tamar, mas com estilo bem americano.

O local foi nosso escolhido para passar boa parte do nosso último dia na Ilha. Este é um grande complexo, com tartarugas de todos os tamanhos, uma grande piscina artificial para snorkel e um pequeno parque aquático. É uma atração voltada para crianças e para quem gosta da natureza. Tenho certeza que você nunca terá visto tantas tartarugas marinhas em um mesmo lugar.

Infelizmente, não é uma atração barata, sendo que o ingresso apenas para observação sai ao custa de 29 dólares por adulto e para total interação custa 46 dólares por adulto.

Mergulho em Eden Rock

]Para aproveitar o resto do nosso último dia na ilha fomos fazer snorkel  em Eden Rock! Essa é uma das melhores atividades da viagem. A loja de mergulho está bem próxima do porto e você pode alugar sua máscara e pés de pato por $30 dólares.

Caso tenha levado seu equipamento, é só se jogar na água! O mar neste ponto é super cristalino e calmo! Há vida marinha por todo lado, com peixes e corais para onde olharmos, e tudo isso sem a necessidade de pegar um barco para andar quilômetros até um ponto de mergulho. Amamos a experiência e super recomendamos!!

 

Restaurantes nas Ilhas Cayman

Dica de restaurante Japonês

As Ilhas Cayman são um destino conhecido pela excelente gastronomia e nós não poderíamos deixar de indicar duas experiências para quem aprecia a boa mesa! Estivemos no restaurante Japonês do Hotel Ritz e só posso dizer que é fantástico! Opções criativas e com muito sabor! Um dos melhores restaurantes deste tipo que já comemos no mundo!

Papagallo – Restaurante Italiano

Outro restaurante que vale a visita é o tradicional Papagallo com comida italiana. Os pratos são bem servidos, sendo possível compartilhar. Hoje, finalizamos os posts de Cayman, espero que tenham gostado do conteúdo, pois este é um destino pouco visitado por brasileiros e em razão disso as informações são bem escassas.

Com que destino eu consigo combinar uma visita a Ilhas Cayman



Booking.com

 

G-BX78EE97RX