Procedimentos básicos para quem visita os Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos
Bandeira dos Estados Unidos

Uma visita aos Estados Unidos exige um pouco mais de preparação, se você está em sua primeira viagem para lá, então não perca este pequeno guia com dicas sobre o que é exigido para sua viagem.

Miami Beach - Estados unidos
Miami Beach

Visto de entrada para os Estados Unidos

O visto para entrada nos Estados Unidos deve ser tirado antecipadamente, desde o Brasil. Então, nada de sair daqui como saímos para a Europa e tentar conseguir na hora da entrada. É preciso se programar com bastante antecedência e ainda por cima gastar uma graninha. O processo pode ser dividido em 5 partes, conforme a seguir:

O processo

  1. Determinar o tipo de Visto necessário para viajar para os Estados Unidos. Informações sobre os tipos de Visto podem ser encontradas em https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/visa-information-resources/all-visa-categories.html.
  2. Completar o formulário online de solicitação de visto, DS-160. O DS-160 é um formulário online do governo americano e pode somente ser preenchido em https://ceac.state.gov/CEAC. Cada solicitante deve completar este formulário antes de utilizar qualquer serviço nesta página.
  3. Retornar para o site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/niv e completar as seguintes etapas de solicitação para agendar uma entrevista com a Seção Consular:
    • Criar uma conta de usuário
    • Inserir o número de confirmação DS-160 para cada pessoa solicitando o Visto
    • Completar o processo de retorno dos documentos pelo serviço postal
    • Pagar as taxas de solicitação do Visto de Não Imigrante (MRV)
    • Agendar uma entrevista com a Seção Consular
  4. Comparecer à entrevista na Seção Consular.
  5. Após a sua entrevista, por favor siga as instruções específicas fornecidas pela Seção Consular ou acesse essa página para verificar o status do visto e informações sobre a entrega.

Nota : Solicitantes de determinados grupos de idade ou aqueles que estão renovando seu visto para os EUA podem ser elegíveis para uma solicitação de visto sem haver a necessidade de comparecer a uma entrevista Consular. A elegibilidade para uma isenção de entrevista será determinada durante o processo de agendamento através deste site. A determinação será realizada com base nas respostas informadas pelo solicitante e dentro dos critérios de qualificação.

Informações extraídas do site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/niv. Recentemente foi veiculado na imprensa que eles passariam a exigir contatos de redes sociais dos visitantes para conduzir o processo de emissão do visto.

Entrevista na chegada aos Estados Unidos

Lembrando que o fato de você possuir o visto não te garante entrada automática no país. Ao chegar no aeroporto de entrada no país, você passará pelo processo de imigração e alfândega americano. Que consiste em pequenas entrevistas como as que enfrentamos na Europa. Se dirija ao agente de imigração e forneça-lhe seu passaporte, ele verificará o seu visto e provavelmente todas as suas informações fornecidas no ato da emissão do visto.

Times Square - NYC
Times Square – NYC

Neste momento, ele poderá (não quer dizer que o fará) te fazer perguntas relacionadas a sua estada no país, como duração, local de hospedagem (reserva de hotel), quanto dinheiro possui para a viagem inteira, passagem de retorno, seguros de saúde. Além disso, ele poderá te perguntar se já esteve no país anteriormente, para quais destinos dentro dos Estados Unidos você irá e muito mais. Esteja preparado e boa sorte.

Mais recentemente eles implementaram tótens automatizados onde os portadores de passaporte com chip podem passar sem a necessidade de falar com um agente. Na nossa última visita nós tentamos, minha esposa foi liberada mas eu não, portanto, tivemos que passar pela entrevista os dois. Veja sempre na chegada ao país as placas indicando a localização destes equipamentos.

Vacinas exigidas para entrar no país

Os Estados Unidos não exigem comprovantes de vacinação para seus visitantes, uma vez que eles são livres de doenças endêmicas. Muito por causa do clima austero em grande parte de seu território, portanto, uma boa notícia para você viajante.

Painted Ladies - San Francisco
Painted Ladies – San Francisco

Para mim, uma boa prática é se vacinar e andar sempre com seu comprovante internacional de imunização (emitido pela ANVISA) sempre contigo, pois essas cosias mudam muito rapidamente e você não vai querer ser pego de surpresa. Para emitir seu certificado você deverá tomar a vacina(não pode ser a fracionada), ir no site da ANVISA e preencher o formulário com as informações. Apresentar-se no posto da ANVISA com o certificado emitido no local onde tomou a vacina.

Moeda e Idioma

Aqui ficou fácil, a moeda corrente nos Estados Unidos é o Dólar americano sigla USD. Você pode optar por levar dólares daqui do Brasil ou ainda cartões pré-pagos carregados com dólares. Não invente de levar reais pois ninguém aceita por lá, ou se aceitarem, a cotação lhe será muito desfavorável. O idioma corrente no país é o inglês americano. Ou simplesmente inglês.

Outros posts sobre os Estados Unidos

Vejam aqui uma listinha com outros posts sobre os Estados Unidos:

Há também diversas dicas de hotéis e restaurantes no país, clique aqui e veja todos os posts.

Abraços a todos e obrigado pela visita. Deixe aqui seu comentário e visite nossas redes sociais:

[wpforms id=”14389″ description=”true”]

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui