Gruta de Santo Antônio – Restaurante português em Niterói

Publicado por Blog A Viagem em

Última atualização em

Home » Destino RBBV » Gruta de Santo Antônio – Restaurante português em Niterói

Restaurante português em Niterói – Gruta de Santo Antônio.

Hoje vou falar muito brevemente, mas a dica é imperdível para quem mora em Niterói, Rio de Janeiro e adjacências, ou ainda para quem está de passagem por Niterói. O melhor restaurante da cidade no meu entendimento é a Gruta de Santo Antônio.

Para começar a história o restaurante foi avaliado no tripadvisor.com como o segundo melhor restaurante de comida portuguesa do Brasil e o quarto na América Latina. Digo que a avaliação não é exagerada, o restaurante é mesmo muito bom.

O restaurante fica no bairro da Ponta da Areia, atrás do prédio da Polícia Federal em Niterói. A região não faz justiça ao restaurante. É gerida pela figura conhecidíssima dos seus frequentadores, Dona Henriqueta, assim como seu filho Alexandre – que sempre que estão por aqui dão uma passada pelas mesas para conferir se está tudo certo e cumprimentar o público presente.

Ambiente e atendimento na Gruta de Santo Antônio

O ambiente é pequeno, mas confortável. É composto de paredes decoradas com azulejo, piso de madeira na maior parte do restaurante.

O pessoal do atendimento trabalha muito bem, além de te atender rápido, te deixa a vontade para fazer sua escolha. Quando você chega, rapidinho o pessoal já te serve uma pequena salada e um pão português feito na casa – uma delícia.

No cardápio temos as mais diversas formas de servir o bacalhau, peixes e frutos do mar, além de algumas poucas carnes – uma vez vi servindo um leitão a Bairrada, que vem a ser nosso famoso leitão a pururuca, somente por encomenda – me deixou com água na boca. A adega de vinhos da casa é bem vasta, e para os apreciadores vale a pena explorar.

Destaco como a minha entradinha preferida “bolinho de bacalhau”, que pode ser pedido individualmente ou ainda em porções de 6 unidades. Para os pratos principais, recomendo o bacalhau à Espanhola, bacalhau à Portuguesa – nossa bacalhoada tradicional – e o meu prato preferido por aqui, bacalhau à Lagareira (Lombo assado no azeite extra virgem; Com molho de cebolas, reduzida azeite extra virgem, alho e servido com batatas ao murro). Os pratos são muito bem servidos e servem de duas a três pessoas.

Para o fechamento, recomendo um bom café e um tradicional docinho português, se tiver sobrado algum espaço.

Bacalhau à Lagareira da Gruta de Santo Antônio

Bacalhau à Lagareira da Gruta de Santo Antônio

O site do restaurante é o seguinte: http://www.grutadesantoantonio.com.br/.

Rentcars.com

Rentcars.com

Como disse antes, se estiver por Niterói e estiver disposto a gastar um pouco mais por uma refeição excelente, confira os horários de funcionamento e se puderem, aproveitem, vocês vão gostar!

Outras dicas

Já viram nossas outras dicas e posts no sudeste do Brasil? Senão, cliquem aqui e confiram.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação. Se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9Divirta-se, sempre!

Blog A Viagem

Dicas de turismo e viagem. Retratamos nossas experiências reais de viagem. Fotos autorais. Blog membro da RBBV - Rede brasileira de blogueiros de viagem.

0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.