Maragogi – Dicas de viagem e guia completo

O céu e o mar de Maragogi
O céu e o mar de Maragogi

Hoje, darei dicas de viagem para Maragogi, a pérola do litoral alagoano, também conhecida como “Caribe Brasileiro”! Venha e aproveite as informações!

Quando ir (clima)?

Os melhores meses para visitar Maragogi estão compreendidos entre setembro e janeiro. Faço um destaque especial para outubro, novembro e dezembro pois há menos possibilidade de chuva e as temperaturas vão estar ideais para um banho de mar. Nós fomos em novembro e pegamos dias lindos de muito sol!

Chegada e saída – Avião e Carro

Saímos tarde do Rio de Janeiro, após um dia de trabalho, em um voo com destino a Recife. Nossa chegada foi muito tranquila e optamos por dormir no hotel Ibis localizado em frente ao aeroporto. Escolhi o voo para Recife pois a tarifa estava muito melhor do que para Maceió.

Pode não parecer tão natural a chegada por outro Estado, mas por incrível que pareça, a distância do aeroporto de Recife até nossa pousada em Maragogi era de 126km, já saindo do Aeroporto de Maceió era de 134km.

No dia seguinte, logo após o café da manhã, pegamos o carro alugado e partimos para Maragogi. A saída de Recife para Maragogi é fácil, direta e bem sinalizada, com o Waze ou o Google Maps não tem erro. Ressalto, que a nossa preferência pelo aluguel do carro foi pensando na comodidade de explorar as praias no nosso tempo, sem a necessidade de depender de táxi ou transporte público.

Mas enquanto estávamos no hotel em Recife, verifiquei que o aluguel também foi a escolha mais vantajosa financeiramente, pois o transfer até Maragogi custava R$270,00 por trecho.

Nossa locação foi realizada pela Localiza, através do site da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e confira as melhores ofertas para o seu aluguel.

O Básico para a região de Maragogi

Dicas

  • Alugue um carro, pois o transporte público não atende bem a região.
  • Caso não tenha se lembrado de levar dinheiro, existem agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco no centro da vila e um Banco 24hs no Posto Autocafé.
  • Consulte sempre a tábua das marés antes de programar sua viagem, pois isso será fundamental para o sucesso do seu passeio as piscinas naturais. A maré ideal é abaixo de 0,3. Consulte a tábua das marés clicando aqui.
  • Lembrem-se sempre do filtro solar. O sol por lá não é brincadeira.

Quanto tempo e onde ficar em Maragogi?

Se você deseja conhecer apenas Maragogi, recomendo que fique de 3 a 4 dias inteiros. No entanto, essa viagem poderá ser facilmente combinada com outros destinos incríveis do nordeste, como por exemplo Recife, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Maceió, o que irá exigir uma disponibilidade maior de dias. 

Importante ter em mente, que Maragogi é um destino de muita tranquilidade e relaxamento, embora tenha uma orla com quiosques, não espere encontrar uma vida noturna ativa ou uma cena gastronômica desenvolvida. Exatamente por este motivo, vale a pena investir em uma boa hospedagem.

Onde ficar

Minha esposa fez uma pesquisa intensa para definir onde ficaríamos. Dessa vez, quem ganhou nosso coração foi a Pousada Boutique Praiagogi. A propriedade foi construída no estilo grego e está localizada na praia do Camacho. São apenas 6 quartos (três em cada piso) disponíveis para casais. Há uma piscina com borda infinita, além de sombrinhas e cadeiras na praia.

Os quartos são extremamente aconchegantes e de bom gosto, contando com kits de amenidades da Loccitane e máquinas de café da Nespresso. Sem falar, que uma das unidades dispõe de banheira. 

O serviço do pessoal do hotel é irrepreensível, sempre nos atendendo com cortesia. 

Outro detalhe muito relevante para a escolha deste hotel, foi que o restaurante da pousada, chamado Tuyn, é considerando o melhor da cidade pelo Tripadvisor.

Mesmo que você não fique hospedado na Praiagogi, sugiro que reserve um dia e vá jantar por lá. Destaque no menu para o delicioso Ossobuco, o Fetuccine com Camarões, Risoto de Camarões e o Surf´n Turf (que vem a ser uma lagosta e um filé combinados no mesmo prato). Não se esqueçam de pedir como sobremesa o Sorvete de Coco Verde, é simplesmente maravilhoso!

A nossa reserva foi feita com meia pensão (café da manhã e uma refeição incluída – almoço ou jantar) e eu recomendo esta opção. 

Caso queiram conhecer a pousada e fazer sua reserva, cliquem aqui e aproveitem.

Outras Opções de Hospedagem

Maragogi possui ótimos hotéis e pousadas, que vão atender a todos os gostos e bolsos. Nós já saímos de lá com nossa reserva para 2019 na Pousada Camurim Grande, do nosso amado Roteiros de Charme. Para verificar as opções de hospedagem para ela, clique aqui.

Ainda recomendo as seguintes instalações:

Se nenhuma dessas opções te agradar, veja aqui abaixo as melhores ofertas do dia para Maragogi. Aproveitem.



Booking.com

Principais Atrações

Praias

Maragogi possui um litoral privilegiado,  com praias realmente lindas, mas a infraestrutura ainda é acanhada para o turista, totalmente diferente do que vemos em outros lugares do Nordeste. Diante disso, recomendo que em seu primeiro dia na cidade realize um passeio de buggy para ter uma visão geral da região e assim poder escolher de forma mais acertada as praias que melhor se encaixam em seu perfil.

As minhas preferidas:

Barra Grande – Essa ocupou o primeiro lugar do meu pódio. Está localizada a poucos metros da praia do Antunes, mas sem aquele monte de gente. Para melhorar, ainda encontrei lá a melhor infraestrutura a beira mar de Maragogi. A Barraca  Meraki Beach, anexa ao hotel de mesmo nome, conta com todo conforto para o turista. Sua cozinha é de primeira. Não deixem de provar os petiscos e drinks. Tudo é uma delícia!

Praia de Antunes – Essa é a praia mais famosa de Maragogi e exatamente por isto é a mais cheia. É lá que você vai encontrar as redes e balanços na água, além de um fotogênico coqueiro para as fotos. Eu, particularmente, não gosto de praias lotadas, então não fez minha cabeça. Note que a infraestrutura de lá é básica, com alguns barraqueiros oferecendo mesas, cadeiras e sombrinhas, mas não vi por exemplo disponibilidade de banheiros. 

Burgalhau – Essa é a Praia mais próxima do centrinho de Maragogi, são apenas 5 minutos de carro. Lá você encontra os restaurantes  Burgalhau e Pontal do Maragogi que oferecem boa infraestrutura aos turistas para aproveitarem o dia.

Xaréu ou Praia da Bruna – É a mais rústica de todas as praias, não vi cadeiras ou sombrias para alugar. Nas marés baixas há a formação de piscinas naturais e bancos de areia, o que permite caminhar mar a dentro. Ficou muito famosa pela visita ilustre de Bruna Lombardi que gravou por aqui no passado.

As demais:

Centro da cidade – Como toda praia central, não é a mais limpa e nem a que possui a água mais clara. Está sempre cheia de barcos. É lá que os passeios vindos de Recife e Maceió montam base.

Camacho – É a praia da nossa pousada. O mar não é azul pois fica bem perto da embocadura do rio Maragogi, mas, em compensação tem aquele visual lindo, cheia de coqueiros e está quase sempre vazia.

Há também a praia de São Bento e Ponta do Mangue, que vimos de longe, mas não paramos.

Passeios

Fizemos 3 passeios incríveis enquanto estivemos por lá, todos prestados por integrantes da mesma família. 

Passeio de Buggy- recebemos recomendações para fazer o passeio com o Alex, dono da conta @passeiosmaragogii no instagram, e que atende pelo telefone 82-99103-3320. No entanto, no dia que ligamos, ele já estava ocupado, então ele nos indicou o trabalho de seu primo Ariel ( telefone para contato: 82-99342-8160). O Ariel foi extremamente cortês e paciente conosco, realizando um ótimo passeio pela orla, com direito a parada no mirante e em vários pontos para fotos e banho. Por falar em fotos, a boa surpresa ficou por conta do ensaio fotográfico que ele produziu. 

No mar

Passeio de Barco pela Orla – Aqui utilizamos os serviços de mais um primo do Alex, chamado  Ayran ( telefone para contato 82-99315-5417 ). Neste passeio, nós saímos de lancha rápida da praia central de Maragogi e fomos direto para Xaréu – ou praia da Bruna. Lá ficamos um bom tempo mergulhando e então seguimos para a praia do Antunes. Depois fomos retornando pela orla com Ayran nos apresentando cada uma das praias. A visão do mar para a orla é completamente diferente da que tivemos no dia anterior no passeio de buggy. Uma coisa bem legal foi que ele nos deu a opção de parar para mergulhar sempre que desejássemos. 

No último dia fizemos outro passeio privativo com Ayran. Fomos de lancha até as Galés. As famosas piscinas naturais são lindas! Ao chegar lá, Ayran nos explicou todas as regras para o local e então descemos para mergulhar. Neste passeio contamos com a presença de uma fotógrafa que faz as fotos sem compromisso.

O preço do barco é fixo e Ayran aceita grupos de até 12 pessoas. Achei que vale muito a pena.

Há vários vendedores no centro de Maragogi oferecendo passeios em catamarãs, que podem ficar mais em conta, porém essas embarcações vão com um grande número de pessoas e  chegam depois dos barcos pequenos. Se essa for a sua vibe, veja na recepção do seu hotel se eles indicam alguma de confiança.

Vídeo

Segue um vídeo que fizemos na praia de Barra Grande.

Mapa de Maragogi

Este é o nosso mapa com as indicações de atrações em Maragogi. Aproveitem.

Veredito

Fiquei apaixonado com o lugar. Super recomendo! Vocês não se arrependerão.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação. Se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9Divirta-se, sempre!