Gramado no Rio Grande do Sul – Dicas para uma viagem perfeita

Publicado por Blog A Viagem em

Última atualização em

Home » Destino RBBV » Gramado no Rio Grande do Sul – Dicas para uma viagem perfeita

Boa tarde pessoal, como estão? Espero que bem. Hoje vou contar sobre Gramado no RS, um dos destinos mais interessantes de se visitar no Brasil. Haja vista o que dizem pesquisas de sites de viagem como o tripadvisor dos destinos preferidos dos brasileiros por anos seguidos.

gramado_cachoeira_caracol7

Esta linda cidade da serra gaúcha está localizada numa zona de clima úmido e temperado. Ela está cercada pelas lindas araucárias que compõem a vegetação da região. O que nos proporciona um clima único e paisagens lindíssimas.

Período ideal para ir?

gramado_belvedere_vale_do_quilombo

A altitude média da região é de 830 metros, por conta da altitude e por localizar-se na região sul do país, a região será quase sempre fria. Turistas que procuram a cidade geralmente estão em busca de aproveitar o clima mais ameno.

O inverno brasileiro é uma das melhores épocas do ano para ir para lá, nessa época a cidade fica lotada de gente de todo o Brasil. Mas não se preocupem, ela possui estrutura muito boa para receber o turista, e este monte de gente não vai ser empecílio para sua diversão.

O índice pluviométrico da região anda mais ou menos estável, sempre perto de 150 mm, sendo que os meses menos chuvosos são novembro, maio e abril, nessa ordem. Já a temperatura costuma variar muito e o inverno é bastante frio.

Considerando-se especialmente o clima no restante do Brasil, a temperatura mínima média  entre maio e agosto fica na casa dos 7C , a a máxima perto de 17C. Os meses mais quentes vão de novembro a fevereiro.

Como o panorama da chuva é mais ou menos estável ao longo do ano, a probabilidade de chuvas é mais ou menos a mesma em todos os meses. Você pode escolher o mês que mais te agradar, atrações é que não vão faltar.

Uma observação, a cidade possui programação e eventos para o ano todo, com destaque para o “Natal Luz”, que começa no fim de outubro e vai até janeiro, essa época também será sempre bem concorrida.

clima_gramado
Clima em Gramado – fonte https://pt.climate-data.org

Chegada, saída e como se locomover em Gramado?

Infelizmente não há um aeroporto com voos regulares para Gramado, o jeito para quem vem de outras regiões do país vai ser fazer o percurso por via terrestre vindo de Porto Alegre ou de Caxias do Sul, eu discorrerei sobre o trajeto de Porto Alegre.

Indo a Gramado de ônibus.

A passagem de ônibus aa rodoviária de Porto Alegre até Gramado custa em média(pesquisa realizada em julho de 2017) R$ 31,05 pela empresa Citral em ônibus convencional e R$ 40,20  em ônibus executivo.

Existem cerca de 20 frequências diárias entre as duas cidades, e algumas opções para Canela. É bom lembrar que algumas dessas viagens passam pelo aeroporto de Porto Alegre, quem desejar chegar ou sair direto por lá fiquem atentos que existe essa opção.

Alugando um carro em Porto Alegre

Outra opção, a meu ver a melhor delas, é alugar um carro em Porto Alegre e subir para Gramado de carro, o trajeto dura em média 2 horas por uma estrada agradabilíssima (pedagiada). Você pegará o carro direto no aeroporto. Dependendo do horário de chegada do seu vôo, vale a pena dormir uma noite em Porto Alegre.

Alugamos nosso carro pela Rent Cars, foi a melhor tarifa que consegui, o aluguel saiu pela Localiza onde pegamos um pequeno Ford Ka (modelo novo – muito bom). O processo de reserva foi bem descomplicado como sempre. Só lembre de levar impresso a confirmação da reserva, ou ter em mãos o número de confirmação da RentCars.com pois ele é diferente do número da reserva no sistema da locadora.

Fiz uma pesquisa simulando a saída de Porto Alegre para Gramado, ficando com o carro por 4 diárias e o resultado encontra-se abaixo (pesquisa realizada em também em julho de 2017). Caso desejem fazer outra simulação, cliquem no banner a seguir.

Aluguel de carro em Porto Alegre por 4 diárias.

Rent Cars Hotel Century Old Town Prague
Rent Cars

Para sua locomoção em Gramado e Canela, o melhor a se fazer é estar de carro, pois você não perderá tempo nos deslocamentos e poderá parar sempre onde quiser. Existem várias opções de estacionamento próximo as atrações. Há quem opte por transporte público, que até existe na região, mas pela dispersão dos locais de interesse, recomendo muito o aluguel do carro.

Quanto tempo ficar?

A meu ver, 4 ou 5 dias em Gramado são suficientes para cobrir todos os pontos de interesse da cidade. De quebra dá para dar uma passadinha por Canela. Se quiser fazer mais passeios pelas vinícolas da região ou ir até Bento Gonçalves e adjacências, recomendo no mínimo 7 dias.

Para ficar apenas em Gramado sem andar pela região,  uma semana é muita coisa. Mas há quem goste de fazer as coisas mais devagar, é até válido nestes casos. Mais do que isso não acho que valha a pena.

gramado_hortencias

Onde ficar em Gramado

Ficamos na charmosíssima pousada La Lavande, a pousada possui 4 tipos de acomodações, Luxo, Luxo Família, Super Luxo e Master. É bem pequena e intimista, deve ter no máximo uns 15 quartos. O serviço é quase que personalizado. O café da manhã  é delicioso, cheio de pães e bolos diferentes todos os dias. É a vantagem de estar num lugar pequeno e não num grande hotel com seu serviço totalmente padronizado. O preço não foi assustador, e pelo serviço oferecido pela pousada foi excelente.

Gostamos muitíssimo da pousada, ela é super bem localizada. Fica perto de vários restaurantes legais, e ainda bem próximo ao Lago Negro e ao Ritta Hoppner. Dá para deixar o carro em frente a pousada sem problemas. A rua da pousada é super tranquila, eu adorei. Na realidade andei até pensando em alguma coisa por ali para quando me aposentar. Super recomendo!


Booking.com

Se quiserem saber de promoções de hospedagens em Gramado, recomendo pesquisar neste link: Hospedagem barata em Gramado. 

Neste outro link mais opções de hospedagem em Gramado.

Mapas

Aqui deixo um mapinha das atrações básicas em Gramado.Nele há a rota de carro sugerida para sair de Porto Alegre.



Gramado – Principais Atrações no centro

Bem no centro da cidade há a praça das Etnias e a Casa do Colono, ela é onde funciona um centro cultural de artesanato e cozinha local. Você pode encontrar, pães, bolos, sucos, vinhos, tem de tudo por lá. Os pães e bolos saem quentinhos a toda hora do dia. Basta dar uma passada e se deliciar.

Saindo da Casa do Colono, bem em frente a praça das Etnias, fica a famosa rua Torta. Ou melhor, a rua Emílio Sorgetz. Ela é conhecida pela beleza da rua. Alguns dizem que lembra a Lombard Street de San Francisco. Pode ser, mas bemmmmm de longe , (nem de longe!).

Rua Emilio Sorgetz - Gramado
Rua Emilio Sorgetz – Gramado

Seguindo em frente você encontra a parte mais interessante da Av. Borges de Medeiros. Ali você encontra a Rua Coberta, que na prática é um centro comercial, com diversos bares, lojas e restaurantes, cervejarias. Bem em frente fica a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, também conhecida como Igreja de Pedra.

Gramado – Outras opções

Se tiver um tempinho, pare na Casa da Velha Bruxa que fica ali pertinho e dê uma relaxada. O restaurante fica bem ao lado da Rua Coberta. O lugar serve um delicioso chocolate quente com waflle. Ideal para uma refeição no meio do dia, ou para um café da manhã.

Depois dessa energizada, atravesse a rua e visite o Museu do Festival de Cinema de Gramado – Palácio dos Festivais.

Uma última dica para a região, é se você estiver de carro, as ruas paralelas à Borges de Medeiros são melhores de se estacionar do que nela. Há cobradores que emitem o seu ticket na hora mesmo.

Gramado – Principais atrações saindo do centro

Lago Negro

O Lago negro fica numa região mais elevada, bem próximo dali. É uma das paisagens clássicas de Gramado, onde o pessoal costuma andar de pedalinho ou de barco no lago ou fazer caminhadas no seu entorno. Bem agradável.

Pegue seu carro e vá em direção ao bairro Jardim dos Ipês. No caminho várias atrações. A primeira delas o Mirante Belvedere Vale do Quilombo. A vista dali é privilegiada, você tem todo o vale a seus pés, ou mais ou menos.

Algumas atrações interessantes de Gramado estão no caminho para a cidade de Canela, é uma rodovia muito bem conservada e sinalizada. Num roteiro (sem considerar o lado que se está da via) partindo do Minimundo e chegando até o Mundo a Vapor, são apenas 12km. Dá para visitar primeiro as atrações de um lado da estrada e depois os do outro lado, fica mais organizado. Segue um mapa desse roteiro.

Trajeto - Atrações em Gramado
Trajeto – Atrações em Gramado
Gramado – Minimundo

É uma atração a céu aberto com miniaturas de diversos lugares famosos no mundo, o Castelo Neuschwanstein (na Alemanha) e o museu do Ipiranga em São Paulo se destacam. O endereço é R. Horácio Cardoso, 291 – Planalto, Gramado. Fica aberto de 09hs até as 17hs.

Aldeia do Papai Noel

Aqui é natal o ano todo, é uma atração para crianças mais novas ou para quem se encanta facilmente com essa temática. Vejam se cabe no seu roteiro. O endereço da atração é o R. Bela Vista, 353 – Centro, Gramado. Ela fica aberto de 09hs às 17hs.

Gramado – Museu Gramado Minerais e Pedras Preciosas

Como o próprio nome diz, é um museu dedicado aos minerais e pedras preciosas. Ela fica na . O horário de abertura é entre 08hs às 19hs.

Gramado – Hollywood Dream Cars – Museu do Automóvel

Este aqui é um dos que você deve fazer se não tiver tempo de visitar todos. Aliás, há um ingresso combinado daqui, do Salão Super Carros e do Harley Motor Show, se comprar este ingresso para os três, sai mais barato. Os carros são sensacionais e estão muito bem conservados. Fica na

Hollywood Dream Cars - Museu do Automóvel
Hollywood Dream Cars – Museu do Automóvel
Gramado – Salão Super Carros

Outra atração que me atraiu muito – adoro o tema carros e motos – foi este salão. Há carros novos e superesportivos. Além de videogames para os mais aficionados. Eles também alugam carros para passeios. O Salão fica na e abre de 08hs às 19hs.

O Reino do Chocolate

Adivinhem o tema deste lugar? Pois é, é uma loja/vitrine/exposição da famosa fábrica de chocolates de Gramado. Há um café na lateral onde você pode passar e aproveitar para relaxar um pouco depois dos vários passeios do dia. Tome um café ou chocolate quente. Fica na e abre de 08:30hs às 18:30hs.

Gramado – Dreamland Museu de Cera

O museu de cera é semelhante aos famosos Madame Tussauds espalhados pelo mundo afora. Há estátuas de cera de diversas personalidades mundiais. Ele fica na

Gramado – Harley Motor Show

Outra atração que para mim é imperdível, o Harley Motor Show, tem várias Harleys Davidsons históricas, além de algumas Indians. No mesmo estabelecimento também funciona um bar temático. Não deixem de visitar. Fica no mesmo endereço do Museu de Cera falado acima. O horário de abertura é de 08hs às 19hs.

Um pouco mais distante, mas valem muito a pena

Parque do Caracol

O Parque do Caracol fica na estrada RS 466 KM 0, só programar no GPS, não tem erro. Só verifiquem se estará no seu GPS a indicação da cachoeira e do Cable Car. Além do mirante para visualizar a cachoeira, há um playground, churrasqueiras, trilhas, e o acesso à base da cachoeira, que pode ser feito por uma escada com 927 degraus. A entrada custa R$18,00.

O bondinho – cable car – custa R$42,00 para adultos e R$21,00 para seniores e crianças de 06 a 12 anos. O parque possui passeios além da visualização da cachoeira, mas demanda um tempo maior. Pode ser que para a visita ao cable car haja alguma fila, procure os horários menos movimentados.

Parque do Caracol
Parque do Caracol
Gramado – Castelinho Caracol

Entre Gramado e o parque Caracol fica o castelinho Caracol, à esquerda de quem vai para o parque. Ali há uma imensa área verde para sua visitação com casas típicas e também um café onde come-se um maravilhoso strudel de maçã com creme. Vale uma parada, talvez na volta do parque para recarregar as energias. Aqui o pagamento é pelo consumo, não há taxas de entrada.

Gramado – Snowland

O Snowland é um parque temático de neve. É um complexo enorme que envolve atrações em 3 grandes andares. O primeiro é usado para recepção do pessoal e encaminhamentos, o segundo possui uma pista de patinação como atração principal, além de lojas e atrativos secundários. O andar de cima possui uma grande montanha de neve, onde são praticados os esportes que envolvem neve propriamente dita, como o tubbing, ski e snowboard.

Há atrações para crianças e adultos. O parque fecha sempre as quartas feiras. O ingresso de um dia para os adultos (acima de 12 anos) custa R$122,55, para crianças de 04 a 11 anos R$94,05, e para seniores (acima de 60 anos) custa R$60,80. O endereço é Rodovia RS-235, 9009 – Bairro Carazal – Gramado/RS. O parque funciona habitualmente de 10hs às 17hs.

Gramado – Vinícola Ravanello

A vinícolfa Ravanello é uma das tradicionais vinícolas da região, fica a poucos metros da entrada do parque Snowland. Há visitas guiadas onde conhecemos o processo de colheita das uvas e produção do vinho. O tour termina, como sempre, na loja da vinícola. Ali pode-se fazer degustação e até levar algumas garrafas para casa. Aproveitem!

A propriedade é toda muito bonita, valendo uma parada para algumas fotos e um pouco de descanso. Há ainda um espaço para festas que comporta 120 pessoas.

Gramado – Restaurantes

Gramado é um dos destinos mais completos do Brasil em termos de estrutura para o turista, além de ter muitas atrações, tem também vários ótimos restaurantes. Vou citar aqui os que gostamos mais por lá. Alguns deles exigem reservas, é bom verificar se tiver interesse.

  • Casa da Velha Bruxa – café.
  • Chateau dos Plátanos
  • Restaurante Hoppner
  • Taberna MF
  • La Table D´Or Mediterranée
  • Per Voi
  • Bistro Ambrosia

Gramado – Natal Luz

Gramado possui uma agenda repleta de eventos durante todo o ano, um dos eventos principais é o Natal Luz. Ele ocorre todos os anos do final de outubro até o meio de janeiro. Dentre as atrações que compõem o Natal Luz eu destaco “O espetáculo no lago”, “O Grande Desfile de Natal”, “Show de acendimento” e a “Parada de Natal”. Alguns deles como a parada de Natal são eventos que ocorrem ao ar livre na cidade. Sem a necessidade de comprar qualquer ingresso.

Outros como o Grande desfile e o Espetáculo no lago – ele muda todos os anos – você deverá comprar ingressos, recomendo fazer antecipadamente pela internet para garantir a data certa de sua estada por lá, além de pagar um preço justo.

Se deixar para comprar na hora, pode até conseguir – como também pode não conseguir – mas vai pagar mais caro. O site oficial do Natal Luz é o deste link aqui.

Gramado – Reservas de hotéis

Façam aqui sua pesquisa dos melhores preços para diárias na Serra Gaúcha. É seguro, rápido, descomplicado e você não paga a mais por isso.


Booking.com

Gramado – Mapa de atrações

Segue o mapa com as principais atrações da região.

Com que destino consigo combinar a visita a Gramado -?

Para quem vem de outras regiões do país, a melhor forma de chegar a Gramado é por Porto Alegre, portanto, a capital dos gaúchos é um dos destinos que podem muito bem ser encaixados numa viagem para Gramado.

Além de Porto Alegre, outro destino ótimo para ser visitado é Bento Gonçalves, que fica ali pertinho de Gramado. Canela é tão perto que acho que é quase que natural já colocar essa cidade.

As atrações da serra Catarinense além de Blumenau, Balneário Camburiú e do Beto Carreiro também podem caber nessa mesma viagem, mas requerem um deslocamento maior.

Gramado – Veredito

Não há dúvida alguma que Gramado, e toda a região da Serra Gaúcha, é uma das mais bem preparadas para receber turistas no Brasil. Com boas atrações, prestadores de serviço muito bem treinados, boa infraestrutura hoteleira e receptiva. Ela credenciou-se a muito tempo como um dos principais destinos de turismo do país. Não deixem de visitar estas maravilhas. Mesmo que não seja no auge do inverno a cidade terá atrativos para todos os gostos. É mesmo um destino imperdível no Brasil. Vale muito a pena.

Outros posts sobre o Brasil

Segue para vocês um link contendo nossos posts com dicas sobre o Brasil.

Veja também o primeiro post com dicas de quando ir, onde ficar, como chegar e muito mais sobre Gramado, clicando aqui.

Obrigado pela visita.


Blog A Viagem

Dicas de turismo e viagem. Retratamos nossas experiências reais de viagem. Fotos autorais. Blog membro da RBBV - Rede brasileira de blogueiros de viagem.

0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.