Maragogi – Dicas de viagem e guia completo

Por @blogaviagem em 11/2018

Hoje falarei um pouco de nossa última viagem, um lugar que sempre me surpreende, mas dessa vez deixou saudades. Maragogi, a pérola do litoral alagoano, também justamente conhecida como “O Caribe Brasileiro”. Veja dicas de passeios, roteiros, barracas de praia, restaurantes, hotéis e pousadas. Segue o nosso guia completo deste maravilhoso destino.

Quando ir (clima)?

Os melhores meses para ir para Maragogi são de setembro a janeiro, destacando outubro, novembro e dezembro que são os meses onde há menos possibilidade de chuva, conjugados com uma temperatura boa para pegar uma prainha. Nós fomos em novembro, não vimos nem notícia de que choveria.

Chegada e saída – Avião e Carro

Nossa chegada foi tranquila, saímos bem tarde do Rio num voo para Recife. Neste dia dormimos num hotel Ibis que tem em frente ao aeroporto, tem até transfer entre o aeroporto e o hotel. Escolhi o voo para Recife pois a tarifa estava muito melhor que para Maceió.
Pode não parecer tão natural assim, mas por incrível que pareça, a distância do aeroporto de Recife até nossa pousada era de 126km, já saindo do Aeroporto de Maceió era de 134km.

A recomendação que eu faço é ver a melhor tarifa tanto de voos quanto de aluguel de carro nos dois aeroportos e pegar a que for mais conveniente, o sofrimento na estrada vai ser o mesmo.

Enquanto estávamos no hotel em Recife, vi propaganda para transfers até Maragogi, eles cobravam R$270,00 por trecho, alugando carro eu paguei muito menos que isso (aluguel + gasolina), e ainda tive o carro o tempo todo a minha disposição para rodar por lá. A dica aqui é atentar para o fato de não haver transporte público eficiente por lá, e para mim, ficar dependendo de taxi não é uma boa.

Nós alugamos carro pelos dias que estivemos em Maragogi, contratamos pela Rentcars.com, a locação saiu pela Localiza e correu tudo bem. Pegamos um carro básico que nos atendeu perfeitamente. A saída de Recife é tranquila, direta e bem sinalizada. Com o Waze ou o Google Maps fica mais fácil ainda. Clique no banner abaixo e confira as melhores ofertas para o seu aluguel.

O Básico para a região de Maragogi

A região não tem muita infraestrutura, na realidade ela vem sendo desenvolvida neste momento, enquanto falamos. Ela é mesmo uma cidadezinha do interior de Alagoas que está aproveitando a indústria do turismo para crescer. Transporte e demais serviços públicos, não há, ou é bem básico mesmo. Qualquer atendimento em hospital de referência, deve ser feito em Recife ou Maceió.

Dicas

  • Alugue um carro, você precisará.
  • Serviços como acesso a banco são raros, mas existem uma agência do Banco do Brasil, uma Caixa Econômica Federal e um Bradesco no centro da vila e um Banco 24hs no Posto Autocafé.
  • Consulte sempre a tábua das marés antes de programar o seu passeio para as piscinas naturais, a maré ideal para fazer este passeio é abaixo de 0,3 no horário programado para seu passeio. Não adianta chegar na praia a qualquer hora e querer já sair para o passeio. Consulte a tábua das marés clicando aqui.
  • Lembro sempre do Pedro Bial quando vou para destinos de praia, ele dizendo “Use filtro solar”, o sol por ali no fim do ano não é brincadeira, recentemente até comprei duas camisas dessas com proteção UV. Lembrem-se sempre do filtro solar.

Quanto tempo e onde ficar em Maragogi?

Acho que em Maragogi o tempo passa de uma forma diferente do resto do planeta. Por mais que a gente fique ali, o tempo sempre corre muito rápido. Dá para ir e ficar um pequeno feriado, que foi o que fizemos, mas também dá para passar uma semana tranquilamente. Só repare que ali não é um lugar com muita agitação, muitos programas, restaurantes.

A cidade é relativamente pequena. Vá, descanse e parta para outra. Nós ficamos um feriado, e ficamos com a sensação de quero mais. De 5 a 7 dias dá para fazer de tudo por lá e relaxar bastante.

Onde ficar

Minha esposa fez uma pesquisa intensa para definir onde ficaríamos. Dessa vez, quem ganhou a parada foi a Pousada boutique Praiagogi, que pertence a um casal de holandeses. A pousada foi construída numa propriedade a beira mar na praia de Camacho. No total ela tem apenas 6 quartos (três em cada piso). Ainda há por ali, garagem para 6 carros (a conta), uma área de conveniência, um restaurante lindo Tuyn, a piscina – com borda infinita – e suas espreguiçadeiras, um jardim e as cadeiras e espreguiçadeiras na praia.

A pousada recebe apenas casais sem crianças. Os quartos são sensacionais, o nosso tinha até banheira, um espetáculo. Ele conta com todas as amenidades que vocês imaginarem, inclusive kit de amenidades Loccitane e minha máquina da nespresso no quarto. O serviço do pessoal do hotel é irrepreensível, sempre nos atendendo com cortesia, e com um sorriso no rosto. Gostei muito mesmo.

O esquema da reserva é com meia pensão ( café da manhã e uma refeição incluídos – almoço ou jantar), então boa parte das suas refeições do dia já estarão incluídas. O restaurante é um caso à parte, vou contar logo abaixo.

Caso queiram conhecer a pousada e fazer sua reserva, cliquem aqui e aproveitem.

Outras Opções

Maragogi tem boas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Inclusive voltaremos ano que vem para ficar na Pousada Camurim Grande que pelas nossas pesquisas também é sensacional – e fica do lado da Praiagogi. Para verificar as opções de hospedagem para ela, clique aqui.

Ainda recomendo os a seguir:

Se nenhuma dessas opções te agradar, veja aqui abaixo as melhores ofertas do dia para Maragogi. Aproveitem.



Booking.com

Principais Atrações

Praias

Maragogi possui um litoral privilegiado, e você estará muito bem assistido em qualquer uma das praias por lá. Recomendo fazer o passeio de buggy pois eles passam na maioria das praias, se você puder, faça no primeiro dia para servir como um reconhecimento do local.

As estrelas:

Barra Grande – A minha preferida, fica do lado da praia de Antunes, com o mesmo mar, mas sem aquele monte de gente e infraestrutura melhor.

Praia de Antunes – essa é a que todo mundo vem para visitar, mas pela fama, fica muito cheia. Tem uma infraestrutura bem básica, apesar de ser lindíssima.

Burgalhau – Boa praia, com uma infraestrutura básica mas de boa qualidade.

Xaréu ou Praia da Bruna – Linda praia com o mar transparente, famosa pela visita ilustre da Bruna Lombardi que gravou por aqui no passado.

As demais:

Centro da cidade – muito cheia de barcos, fica meio ruim de ficar ali, mas é onde os passeios vindos de Recife e Maceió montam base.

Camacho – é a praia da nossa pousada. O mar não é tão azul pois fica bem perto da embocadura do rio Maragogi, que escurece um pouco a água, mas, em compensação tem aquele visual meio exótico de combinação de uma faixa de areia extensa onde passou o fluxo do rio.

Há também a praia de São Bento e Ponta do Mangue, que vimos de longe, mas não paramos.

Barracas de praia

A maioria das praias não conta com infraestrutura, apenas moradores locais que vendem bebidas, petiscos e alugam mesas e cadeiras, as únicas que vimos que possuíam uma infra um pouco melhor foram:

Meraki Beach – funciona como anexo ao hotel de mesmo nome. Conta com cozinha de primeira, banheiros limpos, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, bebidas a preços justos. Recomendo demais, fomos dois dias seguidos. Não deixem de provar o camarão ao alho e óleo e as Croquitas, que vem a ser casquinhas de siri com queijo derretido, uma delícia.

Burgalhau e Pontal do Maragogi ( essa última serve de ponto de encontro de operadora turística). Essas duas também são boas barracas de praia, que valem muito, principalmente se considerar fazer passeios com crianças.

Restaurantes

Restaurante Tuyn

Este é o restaurante da nossa pousada, mesmo que você não fique na pousada Praiagogi, sugiro que reserve um dia e vá jantar por lá. Destaques para o delicioso Ossobuco, o Fetuccine com camarões, risoto de camarões e para o Surf´n Turf (que vem a ser uma lagosta e um filé combinados no mesmo prato). Não se esqueçam de pedir como sobremesa o sorvete de coco verde, é simplesmente maravilhoso.

Passeios

Fizemos 3 passeios incríveis enquanto estivemos por lá, todos 3 com integrantes da mesma família. Achamos recomendações do primeiro passeio em alguns blogs na internet, depois de termos feito o passeio e gostado, resolvemos fazer os demais. Eles são:

Passeio de Buggy, recebemos recomendações de fazer o passeio com o Alex – dono da conta @passeiosmaragogii no instagram – e que atende pelo telefone 82-99103-3320, porém, ele estava com outro pessoal fazendo o passeio quando nós gostaríamos. Aí ele indicou o primo Ariel 82-99342-8160. O Ariel foi extremamente cortês e paciente conosco e o melhor, ele é um exímio fotógrafo. Nossas fotos com ele ficaram ótimas. Eles já tem algumas que são clássicas, mas as dele ficaram show.

No mar

Passeio de Barco pela Orla – Aqui mais um primo do Alex (e do Ariel), o Ayran 82-99315-5417 (todo mundo com A, parecido com minha família). Neste passeio nós saímos de lancha rápida do centro de Maragogi e fomos até Xaréu – ou praia da Bruna – onde ficamos um tempo. Ele foi nos mostrando cada uma das praias. Na volta nós paramos também na praia de Antunes.

No último dia fizemos um passeio de de lancha até as piscinas naturais, com o próprio Ayran. Adoramos o passeio, chegamos nas piscinas com menos de 10 minutos, o Ayran nos explicou todas as regras para o local e nós descemos,  contamos com a presença de uma fotógrafa que vai com ele e que faz fotos sem compromisso, se você quiser, compra as fotos dela depois.

O Ayran aceita grupos de até 12 pessoas, vale conferir o numero exato, então é como se o valor que ele cobra ficasse dividido pelo total de pessoas no barco. Acho que vale muito a pena.

Há vários vendedores no centro de Maragogi oferecendo passeios em catamarãs, que podem ficar mais em conta, o porém é que vocês vão sempre com a muvuca. Eles chegam depois dos barcos pequenos. Se essa for a sua vibe, vejam na recepção do seu hotel se eles te indicam algum de confiança.

Como falei anteriormente, para este passeio, é bom pesquisar a tábua da maré (tem o link aqui), e ver se ela está baixa na hora do seu passeio, recomendo fazer com ela no máximo a 0,3, 0,4… O ideal é 0,1 ou 0,2. Não percam este passeio, o lugar é lindo.

Vídeo

Segue um vídeo que fizemos na praia de Barra Grande.

Mapa de Maragogi

Este é o nosso mapa com as indicações de atrações em Maragogi. Aproveitem.

Veredito

Fiquei apaixonado com o lugar, já estou com vontade de voltar. E estamos novamente progamando para novembro do ano que vem curtir o feriado por lá. Gostei muito e recomendo demais. Vocês não se arrependerão.

Com que destino eu posso combinar uma visita a esta região?

O natural aqui é combinar com a cidade de onde sairá seu voo, se você ainda tiver tempo. Como disse anteriormente, Recife e Maceió são as duas melhores bases, e também ótimas opções para lazer. No caminho para Recife está outra das praias mais bonitas do Brasil (assim como Maragogi) Carneiros, o lugar é lindo – quem for, procure as barracas Bora Bora ou Beijupirá.

Outro ponto interessante para quem vai para Recife é visitar a famosa Porto de Galinhas, é caminho. Um roteiro legal de se fazer com mais dias é chegar por Recife/Maceió e ir visitando as atrações do caminho.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1 Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2 Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3 Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4 Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5 Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação. Se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6 Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7 Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8 Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9 Divirta-se, sempre!