Atrações turísticas em Lima – Peru – Guia completo

Guia de atrações turísticas em Lima – Peru

Por @blogaviagem em 10/2018

Olá pessoal, Muito boa noite. Tenho estado um pouco ausente, mas não abandonei vocês. Este último mês implementamos algumas melhorias internas no blog, corrigi alguns aspectos que melhoram a estrutura do blog, e isso nos toma muito tempo. Hoje trago para vocês as principais atrações turísticas em Lima, espero que gostem.

Principais Atrações

Museu Larco – Este é o principal museu de Lima, ele é privado e cobre a história peruana da era pré-colombiana. Foi fundado pelo peruano Rafael Larco Herrera. Se localiza no distrito (bairro) de Pueblo Libre( dá para ir e voltar de forma fácil com Uber). A casa que abriga o museu é uma construção do século XVIII, o museu possui peças que cobrem aproximadamente 4000 anos da história peruana pré-colombiana.

O museu possui várias exibições permanentes, destacando-se a exibição de joias de ouro e prata. Outro destaque é a galeria de porcelanas eróticas, onde há representações desde pessoas durante o ato sexual até partes da anatomia masculina e feminina.

O museu possui ainda um excelente restaurante, almoçamos por ali um dia e recomendo muito o ceviche. Dependendo do horário e o do dia escolhido para comer ali, pode ser que haja alguma fila de espera. Outro destaque é o lindíssimo jardim da propriedade, que por si só já é um espetáculo.

 

Distrito de Barranco

Aqui se localizam algumas boas atrações que você visita na própria rua, há também inúmeras galerias de arte. Primeiro a ponte dos suspiros, onde os visitantes possuem o costume de prender o ar, fazer um pedido e atravessar sem soltar o ar. Logo em frente fica a Igreja La Ermita, que faz um cenário bonito, compondo com o restante do ambiente.

Há também vários grafites que dão um ar descontraído ao lugar. Não deixe de visitar a Plaza de Armas de Barranco, com suas construções coloniais e diversos cafés para dar uma relaxada.

Parque das Águas – Parque da Reserva

O parque é enorme, e possui diversas fontes, em algumas delas os visitantes podem interagir com a fonte e as vezes saem até meio molhados. O parque abre as 15hs e o ingresso custa S/4 as crianças de até 4 anos e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso. Há na parte da noite um espetáculo/projeção que conta um pouco da história do Peru, fica na fonte principal  e acontece 3 vezes ao dia, às 19:15hs, 20:15hs e 21:30hs.

Se quiserem melhores detalhes, acessem o site do parque aqui.

Centro Histórico de Lima

Achei muito interessante a iniciativa do governo local e da UNESCO de reformar o centro histórico e seus antigos prédios com as vistosas varandas em madeira escura. Está ficando tudo muito lindo. O maior atrativo dessa região são os prédios no entorno da Plaza Mayor, onde alguns deles podemos visitar. Os principais e de maior interesse são a Basílica Catedral de Lima, a sua prefeitura Municipalidade de Lima, o chafariz no centro da praça, O Palácio Arcebispal de Lima(vale muito a visita) e o Palácio do Governo do Peru.

Bem perto dali está o Convento de São Francisco, uma construção antiga e bem cuidada, onde podemos visitar a igreja e o convento. Vale muito a visita.

Outro ponto de interesse por ali, onde se localiza o congresso peruano, é a praça Bolivar. Nós finalizamos o nosso passeio por ali e dali pegamos facilmente um Uber para fora do centro.

 

Malecon de Miraflores e Parque del Amor

Lima está localizada num planalto a beira do oceano pacífico. Perto do bairro Miraflores, existe um grande parque que vai margeando os grandes barrancos que se estendem desde Miraflores até o Parque del Amor. Há bastante área verde, praças, locais de conveniência, sorveterias, etc. No fim do dia o pessoal costuma se agrupar por ali para observar o pôr do sol ou praticar esportes. Não há perigo em percorrer a região, há sempre movimento e policiamento.

Uma dica importante é ir com roupas e calçados confortáveis, pois a caminhada será um pouco longa, mas nada assustadora.

Na mesma região, na altura de Miraflores fica o Shopping Larcomar, que é um centro comercial bem movimentado pendurado no barranco. O Shopping possui lojas famosas de grifes peruanas e internacionais. Com diversas opções de restaurantes. Tudo isso com a belíssima vista do Oceano Pacífico.

O Parque del Amor foi inaugurado em 1993, e foi inspirado no parque Guell de Barcelona, há diversos mosaicos de azulejos e uma grande estátua de um casal se beijando – obra que representa o escultor peruano Victor Delfín e sua esposa se beijando.

 

Miraflores

O distrito de Miraflores é o mais interessante de se visitar na cidade, há várias atrações a serem visitadas por ali, as principais são a Huaca Pucllana (falarei separadamente mais abaixo), o Parque del Amor (já falei acima), o parque Kennedy, o Parque central de Miraflores, os mercados de artesanato (conhecido como Mercado indígena ou Indian Market).

O Parque Kennedy, é uma grande praça no centro do bairro, onde os locais procuram para um momento de relaxamento e também o tomam como um ponto de encontro. O parque é adjacente ao Parque central de Miraflores. Há ali também num dos cantos a prefeitura do distrito de Miraflores e a Paróquia La Virgen Milagrosa. No entorno também há o Museo del Pisco, que dedica o espaço a famosa bebida e por último a Calle de las Pizzas, com pizzas para todos os gostos, é só escolher a que melhor lhe satisfizer.

Huaca Pucllana

A Huaca Pucllana é uma grande pirâmide bem no meio do distrito de Miraflores, ela foi um dos grandes centros cerimoniais dos antigos habitantes da região entre os anos de 200 e 700 D.C., hoje o governo peruano conserva muito bem o local. As visitas são guiadas e acontecem durante todo o dia. Mais informações sobre este fantástico lugar podem ser conseguidas no site oficial, clicando aqui.

Artesanato

Aqui em Lima você encontrará as melhores oportunidades de adquirir artesanato, seja para dar de presente, seja para consumo próprio. Comparando o que vimos aqui com o que vimos em Cusco e em Machu Picchu, eu digo, você fará melhor negócio aqui que nas outras partes do país.

Os principais mercados indígenas ficam na Av. Petit Thouars, que fica a uma curta caminhada do Parque central de Miraflores. Boas compras e divirtam-se.

Mercado Surquilho

Este é o principal mercado da cidade, não vá achando que encontrará um mercado municipal de São Paulo, aqui os locais fazem mesmo suas compras para o dia a dia, o turismo por ali é secundário.

Acho interessante conhecer como os locais preparam seu alimento. Ali é tudo muito diferente e curioso: animais, plantas, flores, frutos, cereais, bebidas, especiarias – você encontrará de tudo. O mercado fica a uma curta caminhada de Miraflores, não precisa nem pegar taxi.

Restaurantes

Lima é um dos locais com melhor gastronomia em toda América Latina. São restaurantes premiados ou não, comida simples ou sofisticada. Tem para todos os gostos. O carro chefe é o tradicional Ceviche, que é servido em diversas boas casas pela cidade. Ele é tradicionalmente comido até o horário do almoço, aproveitando a pesca do dia, mas é claro que também é servido durante a noite em todos os lugares.

Atenção, recomendo fortemente que vocês façam reservas para cada um dos restaurantes que desejarem almoçar/jantar, especialmente os mais famosos como Rafael Osterling ou os do chef Gaston Acúrio. Pois bem, vamos ao que achamos de melhor:

Gaston Acurio (Tanta, Papachos, La Mar, Astrid & Gaston)

O chefe Gaston Acurio é o maior expoente da cozinha peruana, seus restaurantes são muito requisitados. Há várias opções, desde o famoso Astrid & Gaston, com seu ambiente requintado e pratos super criativos, até a agradável e popular hamburgueria Papachos. O La Mar é uma deliciosa cevicheria e o Tanta traz comida peruana tradicional com preços mais acessíveis que o primeiro. Há também o excelente Chicha em Cusco, mas Cusco ficou em outro post, clique aqui e verifique.

Rafael Osterling

Me surpreendi enormemente com este restaurante, aqui você precisa de reserva para jantar. Pegamos um Uber e fomos para o restaurante. Para mim foi a melhor opção de comida em todo o Peru. O chefe é bem criativo com pratos super diferentes, e o melhor, muito bons. O preço é justo para a qualidade da comida. Não percam.

Veredito

Gente, há muito mais cosia para se fazer e visitar em Lima, confesso que minha passagem por lá foi meio conturbada, pois tivemos um problema familiar no Brasil enquanto estivemos na cidade, mas é um ótimo destino que continua na minha lista para uma outra oportunidade voltar. Não deixem de visitar, vale super a pena.

Caso tenha perdido o primeiro post sobre a cidade, clique aqui e confira o Guia básico da cidade.

Obrigado a todos pela leitura e até a próxima.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1 Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2 Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3 Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4 Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5 Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação, e se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6 Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7 Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8 Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, veja nosso canal no Youtube
9 Divirta-se, sempre!