Dicas de viagem para Domingos Martins e Pedra Azul

Dicas de viagem para Domingos Martins no Espírito Santo e Pedra Azul

Por @blogaviagem em 09/2018

Olá pessoal, sejam muito bem vindos, desculpem-me pela demora por publicar novos posts, mas estamos em um momento frenético de planejamento de viagens futuras, com muita leitura e fechando algumas coisas da viagem ainda, não tenho tido muito tempo para escrever. Mas neste meio tempo, pintou uma viagem maravilhosa e gostaria de dividir com vocês, fomos a Domingos Martins, distrito Pedra Azul, no Espírito Santo. A viagem foi tudo de bom, espero que vocês gostem de todo o relato.

Quando ir (clima)?

Já falei um monte de vezes, e não canso de repetir, para mim viajar para pegar chuva é gastar dinheiro a toa. Independente do tipo de passeio que façamos, procuramos sempre priorizar os meses onde teremos uma probabilidade menor de chuvas na região de nosso interesse.

Pois bem, no caso de Domingos Martins/Pedra Azul os melhores meses serão de maio a setembro. Além de pouca chuva vocês experimentarão uma das atrações da região, o delicioso clima de montanha, por lá a temperatura é amena o ano todo, chegando inclusive a fazer bastante frio no inverno.

 

Chegada e saída

Avião e Carro

Quem  vem de outros estados diferentes de Espírito Santo e Minas Gerais (Centro e leste do estado), eu recomendo fortemente que peguem um voo para Vitória e depois aluguem um carro para ir para a região, o voo do Rio para lá não durou uma hora. A viagem do novo aeroporto até o distrito de Pedra Azul ficou entre 2:00hs e 2:30hs. Mas cuidado, na volta, num domingo à noite pegamos um trânsito tremendo e a viagem durou 03:40hs, não deixem para sair de última hora com horários apertados para seu retorno.

 

A saída para Domingos Martins, do aeroporto é feita pela BR101 e depois pela BR262. São 120 km do aeroporto até o começo da Rota do Lagarto, onde ficam a maior parte das atrações. O Google Maps e o Waze funcionam muito bem por lá. Recomendo baixar o mapa para não ter que depender dos dados celulares. Mas depois de um tempo a gente já até decora os caminhos.

Para quem vem de carro de Minas (Belo Horizonte), o caminho é pela BR262, como se estivessem indo para Guarapari ou para o litoral capixaba.

Para alugar carro por lá, recomendo cotar pela Rentcars. Com ela você consegue cotar em todas as locadoras num lugar só. Segue o banner para o site deles.

O Básico para a região de Domingos Martins

Dicas

Como falei anteriormente na seção do clima, não subestimem o frio e levem sempre um agasalho. Se forem no inverno, levem roupas de frio mesmo. Verifique sempre como estará o clima antes de viajar.

Quanto tempo e Onde ficar em Domingos Martins?

Acho que dava até para ficar mais tempo por lá, mas o espaço de tempo de 3 dias (junto do feriado de 07 de setembro deste ano de 2018) foi perfeito para nossas expectativas. Fizemos tudo que quisemos e com relativa calma. Se quiser ficar menos, acho que até dá, mas fica corrido. Mais tempo também dá, mas é para relaxar muito mesmo. Tudo vai depender do seu interesse.

Pousada Rabo do Lagarto

Gente, hospedagem por ali é o que não falta, para todos os gostos e bolsos haverá acomodações. Nós escolhemos a fantástica pousada Rabo do Lagarto, dos simpáticos @pousadadolagarto e @casalquenaoviajaembando. A pousada faz parte dos seletos hotéis espalhados pelo país que possuem o selo do Roteiros de Charme. Gostei de tudo por lá, dos quartos (que são sensacionais), da comida, do ambiente, da localização, do atendimento e dos mimos recebidos do café da manhã com as 7 surpresinhas. Não deixem de conferir. O link para o site da pousada segue AQUI, CLIQUEM e CONFIRAM. 

Um bônus

Alguns dias antes da nossa estadia fomos convidados pelo pessoal da pousada para participar de uma palestra sobre Catarina a Grande, ministrada pela irmã da dona da pousada, que inclusive é professora de história em universidades de Vitória. Digo que valeu muito a pena participar do evento.

Foi realizado no salão da pousada, que estava finamente decorado. A palestra foi ótima. Eu estou até pensando em antecipar a Rússia em nosso roteiro para matar um pouco da curiosidade que ficou. Depois jantamos no hotel, foi tudo muito bom. A dona nos disse que privilegia personagens mulheres que foram marcantes na história do mundo. Acho que não vai faltar matéria. Se tiverem oportunidade, aproveitem.

Outros hotéis e Pousadas

Há outras opções boas de hospedagem, destaco três grandes hotéis na região com opções de diversão para famílias e grupos:

China Park com seu parque e diversas atrações para crianças, CLIQUE AQUI E CONFIRA.

A Pousada Pedra Azul, que fica bem no meio do parque estadual da Pedra Azul, na rota do Lagarto, e conta com uma área verde invejável. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

O Hotel Fazenda Monte Verde Golf & Resort, como o próprio nome diz, possui inclusive campos de golf, muito legal e aceita day use e o restaurante é aberto para não hóspedes. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Caso estas opções não lhe atendam, vejam aqui abaixo as melhores ofertas para a região.



Booking.com

Como percorrer a região

Aqui não há muita opção, ou você vai no seu carro/moto, ou aluga um para chegar por lá. Até vi uns poucos anúncios de taxistas que trabalham na região, mas pela quantidade de gente, talvez não haja oferta para todos, ou ainda não haja disponibilidade dos mesmos para te atender em todas as suas demandas, então, RECOMENDO TER UM CARRO/MOTO disponível.

As distâncias podem ser um pouco grandes, não subestime. Veja o aluguel do seu carro clicando no banner abaixo.

Principais Atrações

Imperdíveis

Imperdíveis por aqui são as atrações da rota do lagarto, especialmente o parque da Pedra Azul. Há outros caminhos a serem percorridos como o caminho das Flores e a rota dos Orgânicos, mas o mais cênico é mesmo a rota do Lagarto. Listarei algumas atrações deste pedacinho da região.

Quadrado de São Paulinho – este lugar é o começo, ou o final, da rota do Lagarto. Ali juntaram-se alguns comerciantes e criaram um agradável ponto de encontro com restaurantes, empórios, chocolates artesanais, cafés, loja de artesanato, cervejaria. Dá para se divertir a valer.

Fjordland  – É um haras, onde o pessoal organiza passeios de cavalo da raça Fjord (com origem direta da Noruega) pela região. O Haras também possui dois restaurantes com uma vista incrível para a Pedra Azul.

Parque estadual da Pedra Azul –  dispensa comentários, é a principal atração da região. Se você for animado, há como fazer algumas trilhas pela região, vejam tudo com o pessoal do parque e façam sempre com  segurança. As vistas são espetaculares. Há como fazer também, passeios de quadriciclo, é só se informar no parque.

Restaurantes

Aqui eu tenho que fazer duas menções honrosas, que não podem ser deixadas para trás: o  Alecrim Comida Artesanal e o Don Due. O primeiro com comida brasileira variada (fui 2x, recomendo o T-bone e a costelinha ummmmm). E o segundo um tradicional restaurante italiano que faz uma das melhores massas que já comi nos últimos tempos, o chefe vai até a sua mesa te servir, além de apresentar o prato. Gostei muito. Em todos o dois o pessoal foi muito simpático e atencioso.

Turismo rural

Outra grande atração por aqui são as fazendas e os produtores de alimentos orgânicos. Você encontrará várias delícias, como peixes, queijos, carnes, cervejas, mel, morangos, embutidos, flores e plantas ornamentais, cervejas artesanais, iogurtes, ufa… tem de tudo um pouco. Vou listar para vocês – também estão marcados no mapa – o que eu achei de melhor.

Laticínios

Orolatte queijos artesanais – eles possuem vários tipos de queijos artesanais, alguns premiados em concursos nacionais. Eu trouxe um pedaço de cada e estou querendo saber como faço para trazer mais para o Rio ….Mineiro não brinca com queijo.

Cervejaria Alteza – A cervejaria fica a um quilômetro de distância do Orolatte, portanto, se for em um, guarde um tempo e vá no outro. Disseram que era muito bom, mas quando eu cheguei estava LOTADO, mesmo a despeito da via de acesso ser uma estrada vicinal de terra batida. Sinceramente não consegui entrar, mas pelo público fiel deveria valer a pena. Vi uma foto de um leitão a pururuca que acho que justifica a lotação.

Laticínio Valentim – A propriedade deles é uma graça, com um jardim bonito e espaço para crianças brincarem, além de uma mini fazenda, mas o destaque vai para os queijos, manteigas e iogurtes, sensacionais. Não percam.

Mel e frutas

Apiário Florim – aqui você encontra  tudo relacionado ao mel, inclusive bebidas como o hidromel. Tive uma grata surpresa, provei novamente (não provava desde minha tenra infância) o mel de abelha jataí. Uma abelha que parece mais um mosquito, e produz bem pouco mel, mas o sabor é diferente. O dono não tinha para vender, mas nos deu uma provinha direto do favo, sabor de infância lá na casa do Sr. Lúcio (meu avô).

Sítio Herança, morangos orgânicos – O lugar é uma graça, de fácil acesso e ainda com os simpáticos donos a conversar conosco. Foi uma experiência muito bacana. Você colhe seus próprios morangos e paga pelo peso no final. Eles também tem uma loja onde vendem produtos derivados do morango, como geleias e licores. Recomendo muito para quem tem crianças.

Embutidos

Carnielli – O dono aqui produz embutidos e o tradicional Socol, que é uma espécie de presunto, ou copa, típica da região, com reconhecimento de origem e tudo. Há também uma variedade de queijos e produtos artesanais. Vale a pena provar e levar o que gostar. O cafezinho é cortesia dos donos. Gostei muito.

Mapa de Domingos Martins

Segue para vocês um mapa completinho das atrações da região. Dividi em cores os pins para facilitar para vocês. Em azul as atrações da Rota do Lagarto. Em verde, as diversas fazendas e vendas de produtos orgânicos. Em vermelho, os pontos de interesse estratégico, como hotéis, aeroporto, e as cidades. Alguns possuem links para os sites e perfis dos locais, aproveitem.

Veredito

Confesso a vocês, este destino me surpreendeu, agradeço a minha esposa Bruna por ter insistido em visitarmos. Assim como outras, esta foi uma ideia dela. A região possui uma natureza privilegiada, opções de diversão para todas as idades, ótimos restaurantes hotéis e pousadas, estradas em bom estado de conservação.

Turismo Rural

Um assunto para o qual muita gente ainda não despertou, é que o tipo de turismo que a região oferece. Ele é muito procurado por turistas e ali estão fazendo direitinho. Quase todas as famílias possuem seus negócios sustentáveis, baseados em produtos orgânicos, e com extrema  excelência. Vi muitas famílias de turistas por lá se divertindo a valer, e consumindo principalmente. Coisa que fora do país vemos aos montes.

Além de valer a pena visitar, acho que vale a pena para os empreendedores de outras regiões do país se atinarem para este fato. Achei tudo muito bem feito e valoroso. Admirei a disposição de todos e voltaria com certeza.

Com que destino eu posso combinar uma visita a esta região?

O mais lógico por aqui é fazer um tour por Vitória e por Vila Velha, combinam perfeitamente. A coisa está muito bem formatada por lá. Vejam nossos outros posts sobre o Brasil para se inspirarem nos roteiros. CLIQUEM AQUI E CONFIRAM.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1 Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2 Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3 Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4 Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5 Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação, e se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6 Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7 Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8 Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9 Divirta-se, sempre!