Dicas de Viagem para Bergen – Noruega

Dicas de Viagem para Bergen – Noruega.

Por @blogaviagem em 12/2017.

Olá pessoal, hoje eu divido com vocês algumas dicas sobre um dos lugares com a natureza mais exuberante que já visitamos, Bergen, a antiga capital da Noruega. Ela hoje é a segunda maior cidade do país, e tem cerca de 250 mil habitantes. É o principal portal de entrada para os grandes cruzeiros que visitam os fiordes da Noruega todos os anos. Bergen é também o início (ou o fim) da Bergensbanen, a ferrovia que liga a cidade a capital Oslo, muitos dizem ser um dos percursos de trem mais belos do mundo. Pois bem, vamos as dicas.

Quando ir?

Quando estivemos por lá o pessoal falou que a melhor época do ano para se visitar seria no verão, e por verão eles entendiam aqueles dois dias do meio do ano que fazem 25C. Faz muito frio por lá o ano todo, no verão do hemisfério norte a temperatura é um pouco menos baixa, essa é a realidade.

Mesmo assim, eu acredito que a melhor opção é pegar os meses de maio a agosto, que vão te proporcionar uma visita interessante. Se o seu interesse é ver as luzes da aurora boreal, em Bergen você não conseguirá. O ideal é ir mais para o norte, para Tromso, e a melhor época do ano é nos meses de inverno de lá. Atenção para não desperdiçar uma viagem.

Uma coisa digna de nota, em Bergen chove muito! Muito mesmo! É a cidade mais chuvosa da Europa e uma da mais chuvosas do mundo. No verão as médias giram em torno de 100mm. Em Bergen chove em média 2/3 dos dias do ano. Isso dá em torno de 244 dias de chuva por ano, nos outros dias pode garoar. Brincadeiras à parte, se prepare para um dia ou outro de chuva. Nós escolhemos o verão de lá muito em função disso. O verão é justamente a época em que chove menos.

Clima e tempo em Bergen
Clima e tempo em Bergen


Chegada e saída

Se você chegar de navio em um cruzeiro, estará muito próximo do centro da cidade, não haverá dificuldades. Agora se chegar de avião, como nós chegamos, estará a aproximadamente 17km do centro – o aeroporto fica na cidade de Flesland – você vai precisar de transporte. A meu ver, a melhor opção de transporte para o aeroporto é o light rail, que vem a ser um bonde, semelhante ao VLT do Rio de Janeiro.

Quando fomos ele já rodava em algumas regiões da cidade, mas não para o aeroporto, este trecho ainda estava em obras. O trem te levará do aeroporto até a estação Byparken em aproximadamente 45 minutos (e vice versa). A tarifa mais alta para quem compra bilhetes individuais fica em torno de 69NOK – aproximadamente R$28,00. Da estação de Byparken fica fácil ir andando ou de taxi para quase todos os pontos do centro da cidade.

Estação de trem de Bergen
Estação de trem de Bergen

Outras opções

Outra opção em conta são os ônibus que fazem trajeto semelhante, os ônibus avançam um pouco mais até a região do cais. As passagens tanto do trem quanto do ônibus podem ser compradas em postos automatizados perto da área de embarque do respectivo transporte. As instruções da venda serão em inglês, norueguês ou alemão.

O Uber infelizmente ainda não chegou a Bergen, e os taxis, eu não recomendo. A corrida por percurso do aeroporto até o Byparken ficará em torno de 430NOK, que em reais dá uns R$160,00. Podendo ficar ainda mais caro.

Se precisarem de uma casa de câmbio para trocar euros ou dólares pelas coroas norueguesas, indico a Forex, que fica bem pertinho do mercado. Gostei do atendimento e a tarifa cobrada era satisfatória.

Como se locomover em Bergen

Sem medo de errar, a dica aqui é andar a pé. A cidade é super compacta e com os pontos de interesse muito próximos uns dos outros. Você só precisará de algum meio de transporte para chegar e sair. Há algumas montanhas na região, que podem ser problemas para quem problemas de locomoção, mas a cidade tem boa estrutura e acessibilidade.

Quanto tempo ficar?

Bergen é uma cidade muito compacta e com um número mais restrito de atrações a serem conhecidas. Acredito que um dia para fazer o passeio a um dos fiordes e mais um ou dois dias inteiros para o restante da cidade serão mais do que suficiente para dar conta de tudo.

Onde ficar em Bergen?

Como a cidade é pequena e com atrações próximas umas das outras, recomendo que vocês se hospedem num hotel no centro. A cidade conta com o lightrail – trem. Caso você opte por hospedar-se mais distante, fique perto de alguma estação e estará muito bem servido. O preço pode valer a pena, mas a disponibilidade de hotéis será menor, talvez você encontre alguma casa de aluguel.

Nós ficamos no Thon Hotel Bristol, um hotel muito bom, que estava bem novo e conservado quando fomos. As diárias geralmente incluem café da manhã e acesso a internet nos valores. Para mim ele fica numa das melhores localizações da cidade, para verificar disponibilidades neste hotel, clique aqui.

Uma dica para quem está na Noruega, não deixe de experimentar o queijo Brunost – tem no café da manhã do Thon Hotel Bristol, típico queijo da Noruega, feito com leite de cabra adicionando caramelo. O queijo é maravilhoso. O perigoso é gostar demais, eu nunca vi no Brasil.

Caso queria verificar outras ofertas em Bergen, veja abaixo as promoções para o dia.

Booking.com

Atrações

O principal atrativo de Bergen é fazer um passeio pelos seus belos Fiordes. Há alguns por perto que podem ser visitados num passeio curto de um dia, ou um pouco mais elaborados que te tomarão mais tempo. Eu detalho melhor a nossa visita ao Sognefjorde no post a seguir, Norway in a nutshell.

A propósito, este é o passeio mais vendido da Noruega. Há quem opte por economizar um dia de hospedagem e deixe para fazer o passeio durante uma viagem de ida ou volta para Oslo, mas eu acho um pouco inconveniente ter que ficar cuidando de bagagens enquanto passeia, o ideal é reservar um dia para fazê-lo com calma. Os tickets podem ser comprados online e retirados na estação de trem de Bergen.

Na cidade

Há alguns museus interessantes em Bergen, entre eles se destacam os Museus Kode 1, 2, 3, 4. Onde você encontrará arte para todos os gostos. Gostei mais do 1 e do 2, mas vale a pena verificar o acervo de cada um pela internet para ver se bate com o seu gosto, segue aqui o site dos museus. Confiram também os dias e horários de funcionamento. Os museus ficam bem perto do Byparken, às margens do lago, bem fácil de se achar.

Mercado de peixes e flores – Este é um ponto de encontro de todo mundo que vai a Bergen, você tem que passar por aqui pelo menos uma vez. Você encontra especiarias como caviar, caranguejos gigantes, peixes, carne de baleia e diversos outros pratos típicos da região. É muito interessante e vale a visita.

.

Caviar em Bergen
Caviar em Bergen

 

Bryggen

A região do Bryggen (tradução livre para Cais) é uma das mais fotogênicas da cidade, é a principal atração da cidade . As antigas casas de madeira coloridas dão um charme ao cais do porto. Há várias lojas e restaurantes funcionando nessas casas. Destaco o Bryggens Museum e o Theta museum. Vale para tentar imaginar como era a vida por ali alguns séculos atrás.

Bryggen
Bryggen

Outras atrações

Existe um complexo medieval na cidade, composto por uma torre, um salão de festas e um castelo. A visita é paga e vale muito a pena para conhecer como viviam os governantes dali no passado. Os pontos principais são: Torre Rosenkrantz – Bergenhus Festning.

Há várias igrejas interessantes para se visitar, mas entre todas eu destaco a Korskirken, a Nykirken e a Igreja de Santa Maria(Mariakirken), a última do lado do Bryggen e do complexo medieval da cidade.

Uma ótima oportunidade para ver a cidade de cima é subir a montanha Floyen até um mirante no alto do morro através do Funicular Floibanen. Há viagens quase toda hora. Fiquem ligados nos horários de funcionamento, no inverno eles fecham mais cedo. Torçam para que faça tempo bom quando vocês subirem, a vista lá de cima é sensacional.

Mais atrações

No caminho para o funicular no lado direito da rua, há um restaurante bem pequeno, o Ruccola Cafe e Restaurante. Paramos um dia para almoçar, a comida era sensacional. Comemos massa, mas haviam outras opções no cardápio. Vale muito a pena a visita.

Outro passeio interessante é vagar pelas ruas e observar a arquitetura e a construção das casinhas de madeira ou pedra, tudo muito diferente do que estamos acostumados por aqui. Destaco a Rua Ovregaten, há vários cenários interessantíssimos para boas fotos. Aproveitem.

Mapa de Bergen

Segue aqui para vocês um mapa com os principais pontos de interesse na cidade.

Com que destino eu consigo combinar a visita a Bergen?

Os melhores destinos para se combinar uma visita Bergen são claramente os da Escandinávia: Copenhaguem, Oslo – a uma viagem de trem de distância, Estocolmo, Helsinki e ainda uma visita a algum local onde se possa visualizar a famosa aurora Boreal. Na Noruega o melhor lugar para isso é Tromso – atenção que a época ideal para ver a aurora boreal é no inverno de lá.

Uma boa opção de locomoção entre os países é utilizar a empresa aérea Norwegian, quando visitamos, voamos alguns trechos por ela. Todos os aviões eram novinhos em folha, com internet liberada durante o voo – não sei se continua – e os preços eram compatíveis a preços de empresas de baixo custo européias.

Veredito

Bergen é uma cidade encantadora, a natureza é o grande atrativo, mas há muita coisa legal para se ver na cidade. É um passeio que você fará num ritmo mais lento, não dá nem para cansar. Em nossa viagem, a parte do passeio pelo fiorde nunca será esquecida. As paisagens são realmente estonteantes. O único porém são os preços. A moeda deles é muito valorizada, o que torna a visita de brasileiros na região como um todo, um grande esforço financeiro, se couber no seu orçamento, será uma viagem linda. Vale muito a pena. Uma dica pessoal, levem bons casacos e agasalhos para inverno, mesmo se você for no verão. O tempo muda com muita facilidade, não seja pego de surpresa.

Obrigado pela leitura e boa viagem.

Outros posts sobre a Noruega

Para você que está pensando em visitar a Noruega, veja aqui outros posts sobre este maravilhoso país.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1 Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2 Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3 Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4 Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5 Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação. Se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6 Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7 Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8 Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9 Divirta-se, sempre!

 

{Dicas de Viagem para Bergen}