Seguros de viagem – Motivos para contratar ou não

Seguros de viagem – Motivos para contratar ou não? Por Bloga Viagem – Atualizado em 28/09/2017

Seguros de viagem – Motivos para contratar ou não? Essa é uma dúvida frequente entre meus amigos que se aventuram pelo mundo. e imagino que também seja de muita gente por aí afora.

Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?

A principal vantagem de adquirir um seguro de viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Caso precise de qualquer atendimento médico, por exemplo. Com assistência ele não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.

Junto a cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.

Qual a diferença do seguro do cartão para o seguro viagem da seguradora?

A principal diferença é que, o seguro viagem do cartão de crédito escolhe qual plano o cliente pode utilizar. Muitas vezes, a cobertura disponibilizada não é a ideal para a viagem que o segurado está fazendo.

Além disso, por ser um serviço adicional, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com o serviço de reembolso, ou seja, caso você precise de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas.

Com as seguradoras, é possível escolher o plano que melhor encaixa no tipo de viagem que a pessoa for fazer, garantindo a cobertura ideal, além de trabalharem com uma rede conveniada, onde o segurado não precisa pagar nada, caso necessite de atendimento.

O seguro viagem possui toda assistência em caso de necessidade, como médico, hotel, direcionamento da rede hospitalar mais próxima e, em caso de traslado de corpo a seguradora cuida de todo o processo.

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

O benefício oferecido por algumas categorias de cartões pode até parecer economia, mas a cobertura disponibilizada pode ser insuficiente para a viagem planejada. Nas principais empresas do mercado – como Visa, Mastercard, American Express – esse serviço está disponível apenas para portadores das bandeiras superiores.

Além disso, para ter direito ao seguro, a compra da passagem deve ter sido realizada pelo cartão de crédito e a viagem deve ter duração máxima de 30 dias. Quem viaja para fazer intercâmbio ou mochilão terá que contratar um seguro viagem direto da seguradora. Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas.

Por isso, mesmo tendo direito a esse benefício, é preciso estar bastante atento a cobertura. O ideal é sempre ligar para a central do cartão, avisar que vai viajar e solicitar as condições gerais da cobertura de do seguro viagem disponibilizada.

Lembre-se também de comparar o seguro das operadoras de cartão de crédito com os planos das seguradoras. Além de serem especializadas em seguros para viagem, essas empresas possuem planos mais completos e mais opções de cobertura.

Entenda a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem

A diferença entre seguro viagem e assistência de viagem é que o seguro você paga e depois é reembolsado e a assistência você não paga nada.

Ambos estão inclusos em qualquer plano de seguro viagem, e o que faz com que você pague ou não dependerá do hospital/serviço que você utilizar

Se você for em um hospital conveniado, indicado pela seguradora, você estará coberto pela assistência. Se você quiser ir em algum hospital de sua preferência, você deverá pagar e depois será reembolsado pela seguradora.

Lembrando que se o valor da sua apólice for de 30 mil dólares, e a conta no hospital – mesmo conveniado, onde você não paga nada – for de 31 mil dólares, você terá que pagar a diferença 1 mil dólares. Isso é um dos motivos de prestar bastante a atenção em sua cobertura na hora da contratação do seguro viagem.

Essa opção de assistência viagem e seguro viagem somente é válida em casos de escolha de hospital. Em caso de assistência farmacêutica, por exemplo, você paga para depois ser reembolsado.

Dicas para contratar um seguro de viagem

Avalie qual tipo de cobertura você precisa

Pesquise pelos custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de uma consulta médica, diária no hospital e intervenção cirúrgica.

Analise todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido

As principais coberturas oferecem seguro em caso de morte acidental e assistência médica, mas os seguros mais completos chegam a fornecer outras coberturas importantes, como para cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica, entre outros.

Compare os seguros de viagem

Ao pesquisar, você escolhe o destino da viagem e a sua duração. Os seguros disponíveis são classificados por melhor custo benefício e pode comparar as coberturas de um. Atentem para os casos de seguros para intercambistas ou para estudantes. Eles geralmente possuem preços mais atrativos, mas não servem para todos os casos.

Veja se no país de destino o seguro é obrigatório

Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.

Cuba e Austrália também possuem contratação obrigatória do seguro viagem . Em Cuba a cobertura mínima é U$ 10.000,00 para assistência médica, e a Austrália exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo.

Apesar de alguns países não obrigarem a contratação de um seguro, eu recomendo fortemente que o façam. Imagina ter que procurar serviços de saúde no exterior, onde você não tem referência alguma sem nenhuma ajuda? Desagradável.

Verifique se o seguro possui assistência médica para prática de esportes

Nem todos os seguros oferecem esse tipo de assistência. Por isso, se você for praticar algum esporte, procure por seguros que ofereçam esse tipo de cobertura.

Nossa experiência com seguro de viagens

Sempre contratei além de seguro/assistência em nossas viagens, graças a Deus não precisamos utilizar em todas, mas quando precisamos, fomos muitíssimo bem atendidos.

A primeira vez que precisamos, íamos do Brasil para a França, fazendo escala em Portugal. Quando chegamos em Lisboa, ainda não tinha me atentado para o intervalo entre os voos. Algo em torno de uma hora, incluindo o tempo da imigração e o deslocamento. Contei para minha esposa e nos preparamos para correr… Fizemos tudo certinho, e quase que no limite conseguimos embarcar.

Ufa.. Quando chegamos em Paris, nada de nossas malas. Para nossa surpresa, a bagagem havia ficado passeando em Lisboa enquanto nós corríamos pelo aeroporto. Sem ter o que fazer, fiz o registro do extravio da bagagem e acionamos a seguradora. No segundo dia depois de nossa chegada, estávamos com tudo em mãos, entregue diretamente em nosso hotel. Quando voltamos ao Brasil, enviamos um e-mail para a seguradora e combinamos o acerto do reembolso. Recebemos 200 euros por mala extraviada, gastamos menos do que isso para repor nossas coisas durante o período sem as malas.

A segunda vez, havíamos saído de Oslo e desembarcado em Estocolmo, era verão por lá, mas pegamos um frio tremendo durante um passeio de barco. Combinado com os germes diferentes a que estávamos expostos desde o início da viagem, o que ocorreu foi que ganhei uma infecção na garganta.

Estava com febre de 40C a mais de 18hs, sem baixar. Tomava 2 anti-térmicos diferentes, de 3 em 3 horas. Banhos a toda hora e nada da febre baixar. Acionei a seguradora pelo WhatsApp. Isso é serviço de assistência, não apenas o seguro. Me atenderam muito bem, perguntaram inclusive se eu gostaria de ser atendido no hotel. Como eu consegui sair, me indicaram o credenciado mais próximo de nosso hotel. Ao chegar lá, o médico já me esperava. Fui muito bem atendido, ele me examinou e receitou o tratamento a ser realizado. Gostei muitíssimo do atendimento recebido.

Na terceira vez, em outra viagem, estávamos em Milão. Ao chegar no hotel, a perna de minha esposa estava repleta de placas vermelhas. Não tivemos dúvidas, novamente pelo WhatsApp, acionamos a assistência. Dessa vez mandaram uma médica diretamente em nosso hotel. Ela fez uma análise e receitou uma pomada para minha esposa. Neste caso eu não gostei do atendimento da médica que a atendeu, mas o trabalho da seguradora foi cumprido a risca.

Nós nunca contamos com os imprevistos, mas eles sempre podem acontecer. Acho bom estar coberto em todas as ocasiões, como dizem na propaganda de uma grande seguradora que está sempre na mídia ¨vai quê”… Sempre que saio do país estou com nosso seguro contratado.

Sobre a Seguros Promo

O site consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem! Faça sua cotação e garanta o menor preço. Segue o Link para o site.

Vou ficando por aqui, boa viagem a você.

Caso tenham interesse, segue um post sobre nossa hospedagem no Kapama Southern Camp na África do Sul.

(Seguro viagem, Seguro viagem internacional, Seguro de viagem internacional, Seguro viagem para Europa, Cotação de seguro viagem, Seguro viagem América do Sul, Cotação seguro viagem, Seguro viagem Nacional, Tratado de Schengen)
Banner Seguros Promo

Banner Seguros Promo