2015

Dicas de viagem para Gramado – RS – Parte 1

Dicas de viagem para Gramado – RS – Parte 1 / Por Bloga Viagem – Atualizado em 30/07/2017

Boa tarde pessoal, como estão? Espero que bem. Hoje vou contar sobre um dos destinos mais interessantes de se visitar no Brasil, haja vista o que dizem pesquisas de sites de viagem como o tripadvisor dos destinos preferidos dos brasileiros por anos seguidos.

gramado_cachoeira_caracol7

Esta linda cidade da serra gaúcha está localizada numa zona de clima úmido e temperado, cercada pelas lindas araucárias que compõem a vegetação da região. O que nos proporciona um clima único e paisagens lindíssimas.

Período ideal para ir?

gramado_belvedere_vale_do_quilombo

Gramado é uma cidade linda, a altitude média da região é de 830 metros, por conta da altitude e por localizar-se na região sul do país, a região será quase sempre fria. Turistas que procuram a cidade geralmente estão em busca de aproveitar o clima mais ameno. O inverno brasileiro é uma das melhores épocas do ano para ir para lá, nessa época a cidade fica lotada de gente de todo o Brasil, mas não se preocupem, ela possui estrutura muito boa para receber o turista, e este monte de gente não vai ser empecílio para sua diversão.

O índice pluviométrico da região anda mais ou menos estável, sempre perto de 150 mm, os meses menos chuvosos são novembro, maio e abril, nessa ordem. Já a temperatura costuma variar muito, o inverno é bastante frio, considerando-se especialmente o clima no restante do Brasil, a temperatura mínima média  entre maio e agosto fica na casa dos 7C , a a máxima perto de 17C. Os meses mais quentes vão de novembro a fevereiro.

Como o panorama da chuva é mais ou menos estável ao longo do ano, a probabilidade de chuvas é mais ou menos a mesma em todos os meses, você pode escolher o mês que mais te agradar, atrações é que não vão faltar. Uma observação, a cidade possui programação e eventos para o ano todo, com destaque para o “Natal Luz em Gramado”, que começa no fim de outubro e vai até janeiro, essa época também será sempre bem concorrida.

clima_gramado

Clima em Gramado – fonte https://pt.climate-data.org

Chegada, saída e como se locomover em Gramado?

Infelizmente não há um aeroporto com voos regulares para Gramado, o jeito para quem vem de outras regiões do país vai ser fazer o percurso por via terrestre vindo de Porto Alegre ou de Caxias do Sul, eu discorrerei sobre o trajeto de Porto Alegre.

Indo a Gramado de ônibus.

A passagem de ônibus aa rodoviária de Porto Alegre até Gramado custa em média(pesquisa realizada em julho de 2017) R$ 31,05 pela empresa Citral em ônibus convencional e R$ 40,20  em ônibus executivo. Existem cerca de 20 frequências diárias entre as duas cidades, e algumas opções para Canela. É bom lembrar que algumas dessas viagens passam pelo aeroporto de Porto Alegre, quem desejar chegar ou sair direto por lá fiquem atentos que existe essa opção.

Alugando um carro em Porto Alegre

Outra opção, a meu ver a melhor delas, é alugar um carro em Porto Alegre e subir para Gramado de carro, o trajeto dura em média 2 horas por uma estrada agradabilíssima (pedagiada). Você pegará o carro direto no aeroporto. Dependendo do horário de chegada do seu vôo, vale a pena dormir uma noite em Porto Alegre.

Alugamos nosso carro pela Rent Cars, foi a melhor tarifa que consegui, o aluguel saiu pela Localiza, pegamos um pequeno Ford Ka (modelo novo – muito bom). O processo de reserva foi bem descomplicado como sempre, só lembre de levar impresso a confirmação da reserva, ou ter em mãos o número de confirmação da RentCars.com pois ele é diferente do número da reserva no sistema da locadora.

Fiz uma pesquisa simulando a saída de Porto Alegre para Gramado, ficando com o carro por 4 diárias e o resultado encontra-se abaixo (pesquisa realizada em também em julho de 2017). Caso desejem fazer outra simulação, cliquem no banner a seguir.

Aluguel de carro em Porto Alegre por 4 diárias.

Para sua locomoção em Gramado e Canela, o melhor a se fazer é estar de carro, pois você não perderá tempo nos deslocamentos e poderá parar sempre onde quiser, há várias opções de estacionamento próximo as atrações. Há quem opte por transporte público, que até existe na região, mas pela dispersão dos locais de interesse, recomendo muito o aluguel do carro.

Quanto tempo ficar?

A meu ver, 4 ou 5 dias em Gramado é suficiente para cobrir todos os pontos de interesse da cidade e de quebra dar uma passadinha por Canela. Se quiser fazer mais passeios pelas vinícolas da região ou ir até Bento Gonçalves e adjacências, recomendo no mínimo 7 dias. Para ficar apenas em Gramado sem andar pela região,  uma semana apenas em Gramado é muita coisa, mas há quem goste de fazer as coisas mais devagar, é até válido nestes casos, mais do que isso não acho que valha a pena.

gramado_hortencias

Onde ficar em Gramado

Ficamos na charmosíssima pousada La Lavande, a pousada possui 4 tipos de acomodações, Luxo, Luxo Família, Super Luxo e Master. É bem pequena e intimista, deve ter no máximo uns 15 quartos. O serviço é quase que personalizado. O café da manhã  é delicioso, cheio de pães e bolos diferentes todos os dias (é a vantagem de estar num lugar pequeno e não num grande hotel com seu serviço totalmente padronizado). O preço não foi assustador, e pelo serviço oferecido pela pousada foi excelente.

Gostamos muitíssimo da pousada, ela é super bem localizada, fica perto de vários restaurantes legais, e ainda bem próximo ao Lago Negro e ao Ritta Hoppner. Dá para deixar o carro em frente a pousada sem problemas. A rua da pousada é super tranquila, eu adorei, na realidade andei até pensando em alguma coisa por ali para quando me aposentar. Super recomendo!

Se quiserem saber de promoções de hospedagens em Gramado, recomendo pesquisar neste link: Hospedagem barata em Gramado. 

Neste outro link mais opções de hospedagem em Gramado.

Mapas

Aqui deixo um mapinha das atrações básicas em Gramado, com a rota de carro sugerida para sair de Porto Alegre inclusive.

No próximo post, quando termino de falar sobre Gramado, falo detalhadamente de cada uma das atrações. Muito obrigado pela paciência e pela leitura e até a próxima semana.

Anúncios

Discussão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s