2017

Dica de restaurante português em Niterói – Gruta de Santo Antônio

Olá pessoal, muito boa noite. Hoje vou falar muito brevemente, mas a dica é imperdível para quem mora em Niterói, Rio de Janeiro e adjacências, ou ainda para quem está de passagem por Niterói.

Para começar a história o restaurante foi avaliado no tripadvisor.com como o segundo melhor restaurante de comida portuguesa do Brasil e o quarto na América Latina. Digo que a avaliação não é exagerada, o restaurante é mesmo muito bom.

O restaurante fica no bairro da Ponta da Areia, atrás do prédio da Polícia Federal em Niterói. A região não faz justiça ao restaurante. É gerida pela figura conhecidíssima dos seus frequentadores, Dona Henriqueta, assim como seu filho Alexandre – que sempre que estão por aqui dão uma passada pelas mesas para conferir se está tudo certo e cumprimentar o público presente.

O ambiente é pequeno, mas confortável. É composto de paredes decoradas com azulejo, piso de madeira na maior parte do restaurante. 

O pessoal do atendimento trabalha muito bem, além de te atender rápido, te deixa a vontade para fazer sua escolha. Quando você chega, rapidinho o pessoal já te serve uma pequena salada e um pão português feito na casa – uma delícia.

No cardápio temos as mais diversas formas de servir o bacalhau, peixes e frutos do mar, além de algumas poucas carnes – uma vez vi servindo um leitão a Bairrada, que vem a ser nosso famoso leitão a pururuca, somente por encomenda – me deixou com água na boca. A adega de vinhos da casa é bem vasta, e para os apreciadores vale a pena explorar.

Destaco como a minha entradinha preferida “bolinho de bacalhau”, que pode ser pedido individualmente ou ainda em porções de 6 unidades. Para os pratos principais, recomendo o bacalhau à Espanhola, bacalhau à Portuguesa – nossa bacalhoada tradicional – e o meu prato preferido por aqui, bacalhau à Lagareira (Lombo assado no azeite extra virgem; Com molho de cebolas, reduzida azeite extra virgem, alho e servido com batatas ao murro). Os pratos são muito bem servidos e servem de duas a três pessoas.

Para o fechamento, recomendo um bom café e um tradicional docinho português, se tiver sobrado algum espaço.

Bacalhau à Lagareira

Bacalhau à Lagareira

O site do restaurante é o seguinte: http://www.grutadesantoantonio.com.br/.

Como disse antes, se estiver por Niterói e estiver disposto a gastar um pouco mais por uma refeição excelente, confira os horários de funcionamento e se puderem, aproveitem, vocês vão gostar!

Anúncios

Discussão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s