2016

Reveillon na Praia do Forte – Bahia

Dicas para o reveillon na Praia do Forte – Bahia

Olá pessoal, segue mais um post novinho saindo do forno.

Acabamos de chegar da Praia do Forte  na Bahia, passamos a virada de ano de 2016 para 2017 neste lindo pedaço do litoral baiano. Recomendo muito a visita, segue aqui para vocês um pouco do que conhecemos por lá.

————————————————————————–

Período ideal para ir? O verão, onde você pegará menos dias chuvosos e mesmo assim a temperatura não será tão alta a ponto de te ferver.

Quanto tempo ficar? Nós ficamos 4 dias e eu achei de bom tamanho, pode até ser extendido para uma semana se você resolver relaxar completamente ou se incluir algumas atividades extras no seu roteiro. Mas o lugar é pequeno, não tem muito para ver, é ir para relaxar mesmo.

Chegada e Saída

Tanto nossa chegada quanto nossa saída foram bem tranquilas, a Praia do Forte fica a aproximadamente 60 km do aeroporto de Salvador. Contratamos um transfer com a empresa alltour, que opera diretamente no aeroporto para nos levar e trazer. Quando chegamos o pessoal já nos esperava com uma plaquinha, e rapidamente nos acomodaram numa van e nos despacharam.

O percurso de ida durou pouco mais de uma hora, não havia trânsito, foi bem tranquilo, a rodovia que segue para lá é duplicada em quase todo o trecho, exceção para o pequeno pedaço na entrada da Praia do Forte. A volta foi combinada com o pessoal da agência, que nos passou o horário e rigorosamente na hora o motorista já nos esperava na porta do hotel. Fizemos o trajeto do hotel até o aeroporto em 55 minutos. Era madrugada, aí que não havia trânsito mesmo.

Não recomendo alugar carro, fizemos tudo o que precisamos na Praia do Forte andando. Além do mais, a cidade estava bem cheia de turistas e estacionamento era algo raro pelas ruazinhas. Caso necessite de locomoção motorizada, eu vi por lá serviço de aluguel de quadriciclos (que não utilizei) pois a meu ver, não se fazia necessário.

Há opção de rodar de taxis ou tuk tuks pela cidade. Acho mais negócio que pagar aluguel de carro.

caminho_praia-do-forte

Hospedagem 

Hotel Via dos Corais

Por indicação de nossa agente ninja, ficamos hospedados no hotel Via dos Corais. É um hotel pequeno e super charmoso, foi construído usando muita madeira, fazendo estilo rústico. Bem legal! Apesar disso, o hotel é super bem equipado. Ele tem 3 pavimentos acessíveis por escadas ou um elevador panorâmico. Tem quartos de frente para a rua, ou para a piscina do hotel ( estes são os melhores).

O hotel fica a umas 3 quadras da praia e a uma quadra da Vila numa ruazinha bem calma onde quase não se ouve barulho de carros, muito pertinho de tudo.

O café da manhã é super bem servido, e uma coisa no café me chamou atenção, geralmente os cafés da manhã de hotel são a mesma coisa todo dia, neste hotel eles possuem uma base e variam algumas opções, você não consegue enjoar muito fácil, todos os produtos são de excelentíssima qualidade, sucos naturais e quitutes feitos na cozinha do hotel. O Café é serviso no andar térreo, bem em frente a um jardim e a piscina, tem até algumas mesas no gramado onde você pode além de comer, já ir relaxando. A academia do hotel fica no subsolo.

Os quartos são muito bons, com tv, cofre, frigobar, varandinha, uma cama grande e confortável. Toalhas e lençóis estão sempre limpos e são trocados todos os dias. O quarto estava sempre muito bem asseado, com piso sempre limpo.

O hotel possui internet disponível, se quiser usar  é só pegar a senha na recepção (não precisa ficar trocando), e ela pega por todo o hotel.

O restaurante e o bar do hotel são muito bons, servem comida no quarto, nas instalações onde é servido o café da manhã ou ainda na beira da piscina. O cardápio é bem variado, com sanduíches, saladas, peixes, massas e carnes. Nós chegamos a pedir uma carne de sol e alguns drinks que estavam realmente muito bons. Recomendo abusar dos produtos locais, como frutas típicas (siriguela, umbu, caju), carne de sol e mariscos.

Quer saber, se puder eu volto para lá sem pensar muito!

Seguem os endereços do site  e do booking: Site do hotel ou pelo Booking

A ceia do Reveillon

A ceia de reveillon foi outro achado, ela foi servida pelo pessoal do Hotel Via dos Corais a partir das 19:30hs do dia 31/12, e a previsão era que se extendesse até as 22:00hs, mas foi um pouco mais. Me senti numa festa de casamento, quando chegamos, o jardim estava todo decorado, com banda tocando e tudo – música agradabilíssima. Na hora marcada começaram a servir bebidas não alcoólicas e as 20:00hs serviram também champagne, na mesma hora liberaram o buffet, que teve de tudo, pães, peixes, aves, frutos do mar, carnes, tortas, saladas, consomê de camarão, etc..

Foi tudo muito bem harmonizado e estava tudo muito gostoso, eu não comi muito, mas comi um pouquinho de cada coisa para provar. Vou te contar, valeu a pena. Nos juntamos na mesa com um pessoal que conhecemos no hotel e tivemos uma noite bem agradável.

Mais tarde o pessoal dispersou para curtir o reveillon na Vila com todo o restante do contingente de turistas e nativos que estavam na Praia do Forte.

Pousada Sobrado da Vila

Também fomos recomendados quanto a pousada Sobrado da Vila, que está na rua principal da Vila, e além das instalações da pousada possui um restaurante integrado que é muito bem frequentado.

Não pudemos visitar as instalações, mas pelas fotos de sites de viagem, seria uma pousada que eu consideraria, ainda mais pensando na facilidade que a localização no coração da Vila  vai lhe proporcionar.

Seguem os endereços do site do do Booking.com

Praias

  • A praia do Porto

A praia do porto é a pequena praia que fica logo no final da Vila, bem em frente a praça de São Francisco. Pessoalmente eu achei a praia muito cheia, a sua grande vantagem é a comodidade de estar perto de tudo, inclusive da agitação de barcos de pescadores que ficam ali ancorados, no meu caso, prefiro caminhar um pouco para as outras praias.

15727171_1332496663473430_8923205789593654042_n-1

  • Praia da Pedra do Chapéu

Saindo da praia do Porto, em direção norte, esta é a primeira praia. A caminhada é bem curta, cerca de 10 minutos sem fazer muito esforço. É uma praia cheia de piscinas formadas pelas pedras que se localizam no fundo do mar, e destaca-se uma pedra maior em formato de um chapéu (ou quase). É uma praia agradável, não muito cheia, e com uma estrutura mínima para se ficar. Você encontrará alguns pontos onde poderá alugar sombrinhas e cadeiras(R$5,00 cada – comparado com os preços do RJ é uma pechincha). Gostei bastante.

15726407_1332496813473415_3883425271508424287_n


  • Praia do Lord

Linda praia com deliciosas piscinas naturais, fica a uns 5 minutos de caminhada da praia da Pedra do Chapéu – existe também disponível um caminho passando por dentro de um condomínio, a vantagem dele é que o piso não é areia, se estiver cansado de caminhar pela areia vá por ele. A água como em toda a extensão do litoral da Praia do Forte é quente, parece uma sopa. De manhã na maré baixa aparecem as pedras, mas existe uma área maior de piscinas – comparando com outras praias da região – onde podemos ver os peixinhos e demais animais que vivem neste ambiente. Muito legal o lugar. Existem algumas pequenas barracas que além de alugar cadeiras e guarda-sóis ainda servem drinks (alcoólicos e não), cerveja, água de côco, refrigerantes e etc. Recomendo novamente os drinks com frutas locais – já falei isso antes, mas o de seriguela é sensacional. Gostei mais dessa praia do que de todas as outras.

15823397_924287164374295_4964880506556098995_n

  • Praia Papa Gente

A Praia Papa Gente (nome curioso), fica a uns 5 minutos de caminhada depois da praia Lord – ufa. É uma praia muito semelhante as outras duas anteriores, mas com a diferença de não contar com infraestrutura, portanto, se quiser um pouco mais de privacidade e não se incomodar de sentar na areia ou de não ter onde pedir uma bebida (se estiver de isoporzinho), vá para lá! Nós fomos mas não ficamos por ali.

  • Praia do Tivoli Ecoresort

Esta praia fica na direção oposta as outras duas, partindo da praia do Porto em direção sul você gastará uns 10 a 15 minutos de caminhada. A rigor é a praia do Resort. Muito bonita mas com pouca estrutura para quem não está hospedado por ali. Preferimos as praias do norte.

A Vila

  • Restaurantes

Papa Gente – Excelente restaurante de comida típica baiana, fica localizado no meio da Vila. O restaurante é bem pequeno, deve ter umas 20 mesas no máximo, mas muito arrumadinho, desde a decoração até a comida. Pedimos de entrada um catado de siri e como prato principal uma moqueca de camarão. Estava tudo fantástico. O atendimento foi bem cordial e o serviço bem rápido e eficiente. Adorei o restaurante. 

Terra Brasil – Este restaurante de comida típica baiana fica também na Vila, porém, mais próximo a praia. Ele tem um irmão gêmeo, com o mesmo nome, mas funcionando como uma risoteria, confesso que ficamos somente no tradicional – mais uma moqueca, sem entrada – estava muito parecida com a do Papa Gente, mas gostei mais da de lá. O pessoal nos atendeu bem e por mais que tenha gostado mais da outra, a comida estava boa. Uma dica, o preço da comida do Papa Gente era melhor.

Restaurante Sobrado da Vila – o restaurante funciona nas dependências da pousada que eu citei acima, fomos no último dia, já tínhamos comido frutos do mar até enjoar e apesar deles possuírem os tradicionais quitutes baianos no seu cardápio, dessa vez fomos de carne, um delicioso filé com legumes e batata. O ambiente é super descontraído, ele localiza-se no começo da Vila, bem fácil de encontrar. Fomos bem atendidos, o pessoal foi super gente boa. Recomendo por aqui os drinks de fruta, vocês gostarão.


Casa de Farinha
– É um quiosque muito simples, vive de fazer a famosa tapioca servida em todo o nordeste. Você pode escolher entre os sabores sugeridos com um, dois ou três recheios. Lugar bem rústico, instalado numa casa de taipa no meio da Vila, literalmente, a comida é realmente muito saborosa, comi uma de coco com queijo. Uma delícia!

Bar do Souza – Conheço gente que saiu de um dos resorts para comer os famosos bolinhos de peixe servidos por aqui. Eles são muito gostosos mesmo. Uma massa de peixe, com várias ervas (fica verde) bem suave e saborosa. Servida com limão e um molho de pimenta, muito saboroso, vale a pena experimentar. Cada um custa 4 reais. Mas não é só isso que tem por lá, o restaurante é muito bom e bem equipado. Servem muquecas, carnes, e diversos pratos típicos da região. Não percam.
Projeto Tamar – Na Praia do Forte fica a base mais famosa do Projeto Tamar – também conheço uma no Espírito Santo. O projeto visa a proteção e conservação das Tartarugas Marinhas, Ta…Mar…, mas também assistem a outros animais que por ventura precisem de cuidados. A visita é paga, mas não é nada exorbitante. Vale a pena visitar com crianças.

Mais detalhes do local no link.

Por último, mas não menos importante, um mapinha de nossa estadia.

Abraço a todos e até a próxima .

Mapa

Talvez você goste destes outros posts sobre o Brasil. Obrigado pela visita.

Anúncios

Discussão

Uma resposta para “Reveillon na Praia do Forte – Bahia

  1. Como gerente aqui do Hotel Via dos Corais, fiquei muito contente em ter recebido estes “Blogueiros ocultos” do “Blogaviagem” Armando e Bruna, muito simpáticos e que fizeram realmente um excelente trabalho absolutamente espontâneo sobre a estadia aqui no Hotel Via dos Corais em Praia do Forte. Agradeço o sincero relato e desejo muitas e muitas viagens sempre com a lembrança do nosso atendimento simpático e a busca belo bem servir marca registrada de nosso Hotel. um Feliz 2017 ao #blogaviagem

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s