Lagos Plitvice na Croácia, veja como visitar

Publicado por Blog A Viagem em

Última atualização em

Home » Europa » Croácia » Lagos Plitvice na Croácia, veja como visitar

Croácia – visita aos Lagos Plitvice.

Hoje vou contar sobre um dos lugares mais impressionantes que eu já visitei. O Parque nacional dos Lagos Plitvice, na Croácia.

Como chegar aos Lagos Plitvice

Nós contratamos o transporte numa agência de turismo ao lado do nosso hotel – Wanderer travel –  indicada pelo pessoal do nosso hotel em Zagreb. Diferente da maioria dos passeios, não tivemos que pagar adiantado, pagamos direto na agência.

O ponto inicial do ônibus era ao lado do nosso hotel, muito conveniente, saímos e depois de pegarmos alguns passageiros pelo caminho partimos para o parque. A viagem durou cerca de 02hs com uma parada no meio do caminho para ir ao banheiro e comprar alguns suprimentos para a estadia no parque.

Cachoeiras dos Lagos Plitvice

Cachoeiras dos Lagos Plitvice

Há quem prefira ir de carro, realmente, o caminho não me pareceu ser difícil, ainda mais se você contar com um bom GPS, mesmo que seja um aplicativo. Recomendo a viagem como um bate e volta se você for sair de Zagreb ou de Zadar. Se você estiver em Split e quiser visitar o parque, vá para passar a noite num dos hotéis que existem no parque. A viagem de lá deve dar umas 3 hs. Para mim, ir e voltar nessas condições seria muito cansativo.

Por onde entrar no Parque nacional dos Lagos Plitvice

Entramos no parque pela entrada principal, o parque é extremamente bem preservado e fica na região central da Croácia, entre o litoral e a Capital. Foi fundado em 1949 e desde então vem recebendo mais e mais visitantes a cada dia, especialmente após 1979. Neste ano o parque de 300km2 passou a integrar a seleta lista de patrimônios da humanidade da Unesco.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do parque. Se você for a partir da segunda quinzena de julho, agosto ou em finais de semana da primavera e do verão, lembro que estará sujeito a encontrar um parque bem cheio. Por mais que seja grande, há lugares estreitos e que estão sujeitos a engarrafamentos, o principal deles a bilheteria, portanto, chegue cedo.

Detalhes sobre os Lagos Plitvice

No parque há 16 lagos, e nós visitantes, podemos percorrer toda a área pelas passarelas de madeira ou trilhas na beira dos lagos. Há um barco elétrico que faz uma das travessias do lago maior, além de ônibus (trenzinho) que te leva entre 3 pontos distribuídos entre a parte baixa e a parte alta do parque.

Todas as rotas são sinalizadas e o circuito é mais ou menos circular, não há muito como se perder. Existem rotas curtas, médias e longas, cada uma delas iniciando de uma das portarias do parque. Os trajetos variam de 3 horas e meia até trilhas de mais de 08 horas. Lembrando, o ritmo empreendido em sua caminhada pode aumentar ou diminuir o tempo de percurso. Portanto, eu não recomendo ficar parando a cada ponto, dá para perceber perfeitamente  o que é e o que não é um ponto de interesse.

Nós fizemos o circuito maior e gastamos cerca de cinco horas e meia para percorrê-lo completamente. Conte aí um tempo pequeno de espera para apanhar o barco e o trenzinho no topo do parque. No final do dia passamos no café que existe na região central do parque e fizemos um lanche reforçado. Há banheiros nos pontos de encontro destacados no parque. O passeio pode ser feito com calma, mas como queríamos ver tudo. Andamos cerca de 12km – incluindo subidas e descidas – nessa aventura.

Como disse no começo, foi um dos lugares mais interessantes e impressionantes que eu já visitei. O governo croata faz muito bem em não permitir que se nade  nos lagos ou se alimente os animais. A vigorosidade da natureza que permanece sem ser perturbada chama a atenção.

Vamos torcer para que continue assim por muito tempo.

Super recomendo.

Outros posts sobre a Croácia

Confira aqui nossos outros posts sobre a Croácia e planeje bem sua visita a este lindo país. Segue o Link.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.
2Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.
3Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.
4Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve. 
5Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação. Se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.
6Se você é como eu e não vive desconectado, o ideal é contratar um plano de voz ou dados. Recomendo que vejam os planos da Easysim4U, clicando aqui.
7Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.
8Veja  também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube
9Divirta-se, sempre!

Blog A Viagem

Dicas de turismo e viagem. Retratamos nossas experiências reais de viagem. Fotos autorais. Blog membro da RBBV - Rede brasileira de blogueiros de viagem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: