Chip de dados na Croácia e na Itália, qual usar?

Dicas de viagem para a Europa 2016 – Chip de dados na Croácia e na Itália, qual usar? / Por Blog a Viagem – Atualizado em 22/07/2016

Essa foi uma pergunta que me fiz antes de sair do Brasil, “Que chip de dados usar na Croácia e  na Itália?” A intenção era ficar sempre conectado, usar o GPS, além de usar a telefonia para ligações locais quando necessário.

Croácia

Pois bem, minha dica: na Croácia usamos a operadora Tele2, comprei o chip  – Prepaid simcard – no Tisak Media (você encontrará esta loja muito facilmente ou ainda as bancas de jornal – que são quase todas dessa mesma rede) que fica um pouco antes de entrar no Pile Gate em Dubrovnik. Custou 59 kunas e tinha incluído 3GB de navegação 4G, além de 500 minutos de conversação.

O chip de dados já vem pré-cortado para os três tamanhos padrões. Depois de colocar o chip você envia uma mensagem de texto para um número pré-programado e em questão de minutos o telefone está 100% apto para uso.

https://www.segurospromo.com.br/site/banner/blogaviagem/25/?tt=banner25

A cobertura no país é muito boa, mesmo onde a cobertura de dados era 3G a velocidade era excelente. Quase não usei o chip para realizar ligações. Acho que liguei uma ou outra vez para o hotel. Ele não funciona bem em Montenegro e nem na Bósnia. É compreensível por ser outro país e ser um telefone pré-pago.

Usamos o chip para todos os fins relacionados a navegação, inclusive para falar pelo skype. Diga-se de passagem, funcionou muito bem em todas as cidades que visitamos, de Dubrovnik a Zagreb, passando por Split, Korcula, Hvar e os Lagos Plitvice. A única coisa ruim foi a operadora não permitir fazer hotspot, então é um chip para cada aparelho que você necessitar. Mesmo assim, recomendo.

http://www.tele2.hr/privatni-korisnici/welcome-to-croatia/#docid224

Itália

Quando entramos na Itália, chegamos direto em Veneza, de cara perguntei no hotel onde poderia encontrar uma loja da TIM para comprar o chip de dados. Achei uma perto da Ponte Rialto indo em direção a estação Santa Lucia – muito fácil de encontrar. Escolhi a TIM pela cobertura, é amigo, tem Itália no nome dela não é por acaso, pelo menos lá funciona direito.

A vendedora solicitou o passaporte e tirou uma cópia dele, exigência do governo italiano. Depois ela teve que cortar um chip de tamanho padrão para o nano-chip. O pré-pago custou 30 euros e poderia ser usado em um mês – salgado – mas compensou. O pacote tinha 4GB de navegação 4G e 1000 minutos incluídos.

A cobertura da TIM por lá realmente compensa, em todas as cidades pelas quais passamos o telefone funcionou no 4G – LTE – utilizamos bastante para todos os fins, seja fotos e vídeos – download e upload – conversação, navegação, skype.  Diferente da operadora da Croácia, a TIM permite fazer hotspot. Usei apenas um chip para navegar com todos os meus devices quando foi necessário. Nunca pensei que fosse falar isso, mas, recomendo a TIM – lá na Itália.

O pacote durou exatamente o tempo que que permanecemos na Itália , por incrível que pareça, acabou no aeroporto de Roma ao embarcarmos de volta. Digo por experiência, gostei muito das duas operadoras, se voltar por lá, com certeza usarei novamente.

Outra opção que eu sempre considero é verificar na Travel Mobile para averiguar a cobertura no país onde visitarei. Nessa viagem eu não peguei pois não havia tempo hábil para efetivar a compra e receber em casa – deixei para comprar de última hora e não quis arriscar.

Vale muito a pesquisa pois é uma ótima oportunidade de já chegar no local de destino com o chip no telefone e já usando (eles entregam em casa no Brasil). Eles possuem planos para os mais diversos gostos e bolsos. O site da Travel Mobile segue aqui.

Abraços.

Talvez você também se interesse por estes Posts:

Which prepaid simcard should you use in Croatia and Italy

Dicas de Viagem – Que chip de celular usar nos EUA – Travel Mobile, America Mobile ou operadora tradicional?

Usando chip Travel Mobile na África do Sul

Dicas de como se locomover nos EUA