Dicas de passeio em Cancun – Visita aos parques Xcaret e Xplor

Dicas de passeio em Cancun – Visita aos parques Xcaret e Xplor

     Compra do Pacote 
          Pois bem, contratamos no Brasil o serviço de receptivo com a ATTravel, que nos atendeu                  perfeitamente bem. O guia Neftali estava no aeroporto nos esperando mesmo após um atraso homérico causado pela checagem das bagagens de voos vindos da América Latina. O mesmo guia agendou conosco no dia seguinte, um horário para  apresentação das principais atrações de Cancun, dentre elas nos interessamos por conhecer o Xcaret e o Xplor, que falarei a seguir, além de outras que descreverei posteriormente.
          Os pacotes podem ser adquiridos com seu agente de viagem no Brasil, pela internet, nos hotéis em Cancun ou ainda com o seu receptivo, mas o preço praticamente não muda. Uma dica, desconfie bastante das agências que vendem muuuuuuito mais barato, ou de quem tenta te vender na rua. Lembre-se: pode ser o barato que sai caro.
         O Xcaret e o Xplor sãodois complexos do grupo Xperiências Xcaret, que engloba além dos parques, pacotes fechados para diversasatrações turísticas de Cancun e imediações, como por exemplo: Chichen Itza, Cozumel, Xoximilco, o parque Xel Ha. Nós compramos o pacote combinado de dois parques, que nos dava um desconto de quase US$90 para o casal. Os ingressos dos parques e passeios, não são baratos, mas vale a pena investir.
     A Ida 
          Quem disse que a vida de turista é sempre fácil? Quem vai aos parques acorda cedo, no entanto, não precisa se preocupar com tranporte, pois ele está incluso no pacote, assim como o almoço.
          No nosso caso, o horário de saída marcado era 07:30h. Como eles possuem os parques mais famosos da região, em todos os hotéis há sempre uma demanda grande de visitantes. Na porta do hotel há a conferência dos nomes e a distribuição de pulseiras para acesso ao parque, só então você acessa o ônibus.
           Em nossa primeira visita, o ônibus partiu cheio, direto para o Xcaret. No dia do Xplor, o ônibus partiu com metade dos passageiros, depois de uns 20 minutos paramos numa pequena rodoviária onde trocamos de ônibus. Tudo muito organizado, com várias pessoas para te auxiliar, falando sempre espanhol e inglês, com placas e indicações no chão para cada caminho a seguir. Super fácil. Em seguida, mais uns 45 minutos de estrada e estávamos no parque. O Xcaret fica bem ao lado do Xplor, no mesmo complexo.
DSC_3014

Transporte do Xcaret

     As atrações.
          Xcaret
              O Xcaret é um parque bem grande à beira mar. Bem pertinho de Playa del Carmem. É dividido em setores identificados por cor. Preto, branco, marrom, vermelho, verde e azul. Cada cor com suas atrações. Para mim, merecem destaque na rota verde o mergulho com escafandro(pago a parte), o rio subterrâneo na rota preta, o show apresentado no grande teatro do parque – rota marrom, o borboletário e aviário na rota branca e as atividades de mergulho de snorquel e nado com animais (em diversas rotas) mas em especial azul e vermelha.
              Dentro do parque existem vários mini zoos, onde vocês encontram flamingos, veados, cotias, aves de todos os tipos, borboletas, cavalos, jaguares, onças, iguanas, araras, tartarugas, golfinhos, arrais, peixes…ufa.. Tem de tudo. Dá para deixar as crianças loucas.
O parque tem 4 restaurantes, com diversos tipos de comida, o seu ingresso te dá direito a almoçar em um dos restaurantes, durante sua estada por ali você come a vontade, tem bebidas sem álcool incluídas e uma cerveja. Depois que você fizer sua refeição e sair do restaurante, não poderá voltar e nem ir a outro sem pagar. Existem também algumas lanchonetes ao longo do parque, porém, tudo é pago.
          Xplor
              O parque tem 4 atrações, voltadas apenas para os esportes ¨radicais¨. São elas:
               – Raft pelo rio subterrâneo, consiste num passeio de barco(uma pequena jangada) usando remos acoplados em sua mão e presos através de tiras de borracha. Você pode escolher o barco de uma ou de duas pessoas. Existem 2 percursos, um de 10 minutos e outro de 30 minutos. O fato de remar é bem simples e prazeroso, o difícil é manobrar nos espaços apertados, especialmente para o barco de 2 pessoas. Mas não é nada que te impossibilite de fazer. Neste passeio, por incrível que pareça, você tem condições de sair razoavelmente seco, não há cachoeiras que te molhem a cabeça.
             – Nado pelo rio subterrâneo, existem 2 percursos, um de 10 minutos e outro de 30 minutos, a água encontra-se entre 20 e 22 graus, no primeiro momento pode até parecer fria, mas o corpo se acostuma rápido, você nadará de colete e capacete, e se der altura, pode até caminhar se quiser. o percurso é cheio de estalactites e estalagmites, e você é guiado por um caminho de luzes embaixo da água. Tudo muito seguro, com salva-vidas ao longo do caminho. Muito legal.
              – Veículo anfíbio, neste passeio os maiores de idade podem dirigir um pequeno veículo amfíbio, por entre trilhas estreitas e cercados de árvores, pontes, lombadas, cavernas(inundadas eu não). O percurso dura aproximadamente 25 minutos e é muito divertido. O carro não tem marchas para passar, é de condução muito fácil. Muito divertido e interessante, você passeia por todo o parque, inclusive passa aos pés das torres das tirolesas.
               – Tirolesas, são dois circuitos, jaguar e deer, o jaguar com torres mais altas, porém mais lentas. O deer com torres mais baixas, porém mais baixas. Nos dois circuitos há algumas tirolesas onde você se molhará. O circuito deer, além de tirolesas ainda tem um toboágua, tudo muito divertido. Ao chegar na entrada do brinquedo você recebe as instruções básicas e eles montam o equipamento que permite o deslize pelas linhas. Em seguida sai a turma para a série de rampas e escadas .
                 Fizemos os dois circuitos, todos os dois valem a pena serem feitos, o percurso total dos dois leva em torno de uma hora e meia, se você não pegar muita fila. Após terminar um dos circuitos você retorna para o começo da linha, e pode devolver o equipamento ou ainda seguir direto para o outro circuito se desejar. Foi o que fizemos. Em algumas torres existem pontos onde você é fotografado. Se não for muito pesado, dá para descer as tirolesas de dois. Caso contrário, só um. Os gordinhos não precisam se preocupar, descem muito mais rápido e tornam o brinquedo mais emocionante. Tem também uma pequena tirolesa para crianças no fim dos dois percursos, onde desce-se de numa cadeira parecida com uma rede, as crianças adoram.
O que comer
           Este parque é bem menor que o Xcaret, portanto menos opções de comidas, aqui são apenas dois restaurantes, um completinho com opções variadas de comidas, bebidas e sobremesas. Tudo muito gostoso. O outro que serve apenas bebidas revigorantes, como sucos e vitaminas. Tomamos uma vitamina de banana com amendoim que fiz questão de descobrir a receita para repetir no Brasil. Muito bom.
Dicas
Eles pedem para que vocês não utilizem protetores solares comuns, somente biodegradáveis, por causa do ambiente que você será inserido. Se você não tiver um protetor assim, eles é claro, te oferecem um por uma módica quantia. Assim como repelentes para insetos. Confesso que não tivemos problemas com insetos, portanto, não compramos os produtos oferecidos por eles.
Leve um bom chapéu contra o sol. Se puder, uma daquelas sapatilhas para entrar na água, crocs ou  ainda sandálias que fiquem presas nos pés. Claro, se você não tiver uma, por alguns Obamas US$.. você consegue comprar um por lá.
Nessas mesmas lojas vocês encontram souvenirs para levar para casa. A variedade é tão grande quanto dos parques da Disney. Pelúcias, garrafas, canetas, roupas, sapatos, camisas, etc, etc, etc… Dá para sair falido.
O retorno para os hotéis.

Na saída dos parques, nos horários marcados pelos guias e comunicados por diversas vezes, você encontrará uma pequena rodoviária montada, e guias te indicam qual ônibus pegar para cada um dos hotéis. em geral eles colocam de 2 a 3 hotéis por ônibus. O retorno fica otimizado e não demora muito. Cerca de uma hora. Tudo muito prático e organizado. Parabéns aos mexicanos, adoramos os passeios.
Mapa